Doe Agora!

"Tenham a coragem de ser melhores que nós", diz Lula aos jovens

O ex-presidente Lula falou na abertura da 7ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais em Medellín, na Colômbia


"Tenham a coragem de ser melhores que nós", diz Lula aos jovens

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

"Nós somos os políticos do século passado. Vocês são os políticos do século 21. Tenham a coragem de ser melhores do que nós. Tenham a valentia de fazer mais do que nós". O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os jovens a participar da política da América Latina durante a abertura da 7ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais em Medellín, na Colômbia. "Sejam vocês os políticos que vocês querem ver no futuro. Acreditem em vocês".

Lula comemorou os avanços da integração latino-americana na última década. Para o ex-presidente, o aporte dado pelos pensadores do continente foi fundamental para que esses avanços fossem alcançados. E ele citou especialmente três brasileiros: Florestan Fernandes, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, que ajudaram a "democratizar oportunidades" no Brasil.

No entanto, Lula apontou que "o que fizemos ainda é muito pouco frente ao que precisamos fazer pelo povo da América Latina". Contou que quando chegou à Presidência não entendia por que o Brasil não negociava com os países com os quais têm fronteira. "Coloquei na cabeça que era preciso mudar isso".

No marco dos 10 anos da rejeição da ALCA, a Aliança de Livre Comércio das Américas, Lula falou da atuação dele e de outro líderes latino-americanos como Néstor Kirchner e Hugo Chaves no fortalecimento do Mercosul e na criação da Unasul.

O diretor da Iniciativa América Latina do Instituto Lula, Luiz Dulci, acompanhou o ex-presidente na atividade. Também estavam presentes à cerimônia o ex-presidente e senador uruguaio Jose Pepe Mujica, a também senadora uruguaia Lucia Topolansky, esposa de Mujica, o prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, e o prefeito de Medellín, Aníbal Gavíria.

O áudio completo da fala de Lula pode ser ouvido aqui:

Fotos em alta resolução:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ