Doe Agora!

Após ciclone, Moçambique precisa de ajuda, aponta ONU


Após ciclone, Moçambique precisa de ajuda, aponta ONU

Especialista das Nações Unidas ainda afirmou que também são necessários reparos urgentes em casas e escolas / ONU

A coordenadora Humanitária das Nações Unidas para Moçambique, Myrta Kaulard, apresentou nesta quinta-feira (12/09) um Plano de Resposta Humanitária para o país atingido pelo ciclone Idai e anunciou que serão necessários mais 300 milhões de dólares para apoiar todos os afetados pelo fenômeno que ocorreu em março.

As necessidades agravadas por secas e inundações consecutivas podem prejudicar a colheita de março de 2020. Cerca de 2 milhões de pessoas podem enfrentar graves níveis de insegurança alimentar. A representante da ONU ainda enfatizou que mulheres e crianças, especialmente as que vivem nos locais de reassentamento, precisam percorrer longas distâncias para buscar água, recolher madeira para cozinha e procurar serviços de saúde.

O Idai foi ciclone mais forte ocorrido no oeste da África em 20 anos e também do ciclone Kenneth que passou pelo país seis semanas depois. Nas áreas afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth, mais de 80% da população é dependente da agricultura como fonte primária de renda. 

Kaulard destacou que apesar de progressos notáveis na resposta aos ciclones, ainda existem áreas em que o acesso a água potável e assistência médica continua sendo um desafio. A especialista ainda afirmou que também são necessários reparos urgentes em casas e escolas.

O Plano de Resposta Humanitária para Moçambique abrange o período até maio de 2020. Moçambique foi assolado pelo ciclone Idai que matou mais de 600 pessoas, provocou mais de 1.641 feridos e causou danos de cerca de US$ 773 milhões.

Por Opera Mundi

RECOMENDADAS PARA VOCÊ