Doe Agora!

Atividades do Instituto Lula são apresentadas ao Conselho da instituição


Atividades do Instituto Lula são apresentadas ao Conselho da instituição

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

O Conselho do Instituto Lula esteve reunido hoje, em Assembleia Geral. O encontro teve o objetivo de apresentar questões institucionais e, sobretudo, debater as atividades das linhas de atuação do instituto, no último ano.

Na ocasião, a diretoria do Instituto Lula foi reconduzida ao cargo para o mandato de 2014 a 2017. Desta forma Paulo Okamotto continua como presidente da instituição, Clara Ant, Luiz Dulci e Paulo Vannuchi como diretores, e Celso Marcondes foi incorporado à diretoria, em lugar de José de Filippi, que se afastou em 2013 para ser secretário de saúde da Prefeitura de São Paulo.

Baixe em alta resolução as fotos no Picasa do Instituto Lula.

O diretor Celso Marcondes apresentou as ações relacionadas à cooperação com o continente africano, destacando o papel central do encontro “Novas abordagens para erradicação da fome na África até 2025”. O seminário aconteceu em 2013, na Etiópia, e teve como realizadores a FAO, a União Africana e o Instituto Lula. A avaliação de Celso é que o Instituto Lula se consolidou como importante referência nas relações entre Brasil e África. Desde que Lula deixou o governo, ele fez 33 viagens ao continente africano, incluindo encontros com presidentes, sindicatos, partidos, movimentos sociais e organizações multilaterais. “Temos uma demanda imensa e ainda enormes possibilidades inexploradas”, avalia Marcondes.

A Iniciativa América Latina foi apresentada pelo diretor Luiz Dulci, que falou do papel que o Instituto Lula pode ter na elaboração de um pensamento estratégico de integração. Neste sentido, Dulci destacou encontros realizados pela instituição, sobretudo um seminário realizado, em 2013, em parceria com o BID, a CEPAL e a CAF, em Santiago do Chile. O encontro reuniu importantes lideranças latino-americanas em diversas áreas para debater diversos temas relacionados à integração. “Precisamos trabalhar cada vez mais para que a integração não seja só comercial, mas também social, chegando à vida dos cidadãos”, ressalta Dulci.

A agenda do ex-presidente também foi tema do encontro. A diretora Clara Ant falou dos 28 títulos de doutor honoris causa já recebidos por Lula e das 97 viagens nacionais e 83 internacionais realizadas desde que ele saiu da Presidência. 39 países foram visitados no período, além da maioria dos estados brasileiros. Ela destacou a importância que as eleições brasileiras terão na agenda do ex-presidente até outubro.

Também foram apresentadas pelo conselheiro Franklin Martins novas iniciativas de comunicação do Instituto. O diretor Paulo Vannuchi também atualizou os presentes sobre o projeto Memorial da Democracia.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ