Doe Agora!

Banco Mundial prevê crescimento de 3,7% na África Subsaariana


Banco Mundial prevê crescimento de 3,7% na África Subsaariana

Criação de empregos na Costa do Marfim. Foto: ONG Technoserv/Divulgação

De acordo com o recente relatório Africa's Pulse, publicado pelo Banco Mundial, países da África Subsaariana continuarão crescendo. Apesar da desaceleração, a economia da região deve chegar a 3,7% após 4,6 % em 2014.

A previsão para este ano está abaixo do robusto crescimento de 6,5% do PIB experimentado entre os anos de 2003 e 2008. Alguns dos fatores que impactaram neste recuo são a queda acentuada do preço do petróleo e de outras commodities, o baixo crescimento da economia chinesa e a crise de energia em muitos países do continente africano. 

"Nós ainda estamos exportando uma grande quantidade de matérias-primas, removendo barreiras alfandegárias e reduzindo a burocracia, o que nos permitirá aumentar a agregação de valor na África" disse, durante a apresentação do relatório em Washington, Makhatar Diop, vice-presidente do Banco Mundial para a África. 

De acordo com a análise semestral lançada nesta semana (dia 4 de outubro), alguns países superaram esta projeção de 3,7% como a Costa do Marfim, Etiópia, Ruanda e Tanzânia, podendo chegar a um crescimento de 7% entre os anos de 2015 e 2017.

O relatório também ressalta que a pobreza no continente diminuiu de 56% em 1990 para 43% em 2012. Neste período, a população vivenciou progresso, especialmente na área da saúde, como no combate à mortalidade materna e no aumento de matrículas na educação primária. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ