Doe Agora!

Blairo Maggi e Lula em Cuba para ampliar produção de alimentos


Blairo Maggi e Lula em Cuba para ampliar produção de alimentos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Blairo Maggi visitaram nesta quarta-feira (26) a fazenda da empresa agrícola militar Cubasoy, em Ciégo de Ávila, para conhecer a produção de soja e feijão de Cuba.

Para baixar imagens em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Maggi foi convidado por Lula para conhecer as plantações da ilhae ajudar no intercâmbio de conhecimentoS técnicoS para aumentar a produtividade da produção agrícola cubana. O senador convidou os cubanos a conhecerem toda a cadeia da soja, milho e algodão de suas fazendas no Mato Grosso, cuja produtividade, graças ao alto uso de tecnologia, é entre duas e quatro vezes a obtida em Cuba. Ele explicou como o cerrado, que na década de 1970 era considerado uma terra imprestável, se tornou a principal região produtora de grãos no Brasil. “A soja no Centro-Oeste do Brasil é tecnologia pura, desenvolvida pela Embrapa e outras instituições privadas. E hoje ultrapassamos a produçao dos Estados Unidos com 92 milhões de toneladas”.

A Cubasoy foi criada em 2006 e tem contado com o intercâmbio de técnicos da Embrapa para tentar melhorar a produção de soja na ilha. Mas ainda necessitam de maior conhecimento sobre o solo, acesso a sementes mais modernas e melhor maquinário para ampliar a produção, atualmente em caráter experimental, com variedades de sementes a partir do conhecimento transferido pela Embrapa e equipamentos adquiridos no Brasil.

Lula e Blairo conheceram também a produção de feijão irrigado da empresa.

Ouça a fala de Lula sobre sua viagem a Cuba e a possibilidade de cooperação para aumentar a produtividade agrícola do país:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ