Faça parte. Contribua. Aprenda.

Contribua e aprenda com grandes intelectuais.
Doe R$ 200 ou mais e ganhe um curso. — Professor do mês: Ricardo Lodi Ribeiro.

Instituto Lula

Menu

Boletim 47 - Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

25/04/2018 23:15

Direto de Curitiba - 25/04/2018 - 23h

1- A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal do Paraná,  proibiu nesta quarta-feira que o médico do ex-presidente Lula o visitasse nas dependências da sede da Polícia Federal onde se encontra detido como preso político. Em mais uma decisão arbitrária, ela continua mantendo o ex-presidente em condição de isolamento, contrariando, inclusive, a Lei de Execução Penal brasileira e as Regras de Mandela da Organização das Nações Unidas. Em seu despacho, a juíza alega que não existem exames que comprovem "urgência" para o atendimento médico de Lula, um homem de 72 anos que  não passou por qualquer exame médico desde que foi levado à PF há 18 dias, como habitualmente vinha realizando. A mesma juíza impediu na terça-feira (24) que uma delegação oficial da Câmara dos Deputados fizesse vistoria das instalações da sede da PF onde Lula está detido. 

2-  A Comissão de Direitos Humanos do Senado divulgou relatório referente à vistoria realizada na sede da Polícia Federal na última semana. O relatório aponta "explícita violação à Lei de Execução Penal", principalmente no que tange às restrições das visitas ao ex-presidente. A CDH enviará ofício ao Departamento da Polícia Federal com os pedidos referentes às visitas.

3-  A Vigília #LulaLivre recebe, nesta quinta-feira (26), o deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG). O parlamentar falará aos militantes. Logo depois, terá o ato "Mulheres Tecem para Lula". Elas estão fazendo uma manta para aquecer o ex-presidente Lula. No final da tarde, será realizada a Oficina de Intervenção Urbana, com Lúcia Helena Martins, professora da FAP e extensionista. 

4-  Nesta quarta-feira, a Vigília #LulaLivre foi repleta de atrações culturais como leitura de poemas e roda com moda de viola. Muitas cartas foram redigidas pelos militantes ao ex-presidente e serão entregues a ele. Na parte da tarde foi realizada uma panfletagem com militantes da vigília no centro de Curitiba.

5- O ex-presidente Lula enviou cartas ao sindicato dos Metalúrgicos do ABC, à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) agradecendo pelo apoio que tem recebido e, principalmente, por todo o companheirismo durante toda a sua vida.

As cartas podem ser lidas nos links abaixo:

http://www.pt.org.br/em-carta-lula-diz-que-metalurgicos-do-abc-foi-uma-escola/

http://www.pt.org.br/lula-agradece-solidariedade-de-petroleiros-em-carta-a-fup/

http://www.pt.org.br/lula-ao-mst-estamos-do-lado-certo-da-historia/

Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

#Boletim 47 -  Curitiba , 25/04/2018 - 23h