Doe Agora!

Boletim mensal de análise da conjuntura da Perseu Abramo


Boletim mensal de análise da conjuntura da Perseu Abramo

Apresentação

O Boletim de Análise da Conjuntura de fevereiro de 2018 publicado pela Fundação Perseu Abramo traz análises sobre os principais acontecimentos do início deste ano.

Na seção Golpe contra o Estado se faz um extenso estudo sobre as consequências que terá para a soberania e o desenvolvimento nacional a provável fusão entre a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a The Boeing Company USA (Boeing). Ainda que a Embraer seja uma das empresas privatizadas nos tempos neoliberais, ela se mantém com um papel
indispensável na estrutura industrial, no desenvolvimento tecnológico e na estratégia de defesa do país. Tudo isso está colocado em risco com a operação anunciada.

Na parte Internacional se destaca o balanço de um ano de governo Donald Trump nos Estados Unidos, que enfatizou uma ofensiva geral contra os imigrantes, embora visando, principalmente, latino-americanos e muçulmanos. No período foram temas de importância também suas iniciativas políticas e militares visando à derrubada violenta do governo do presidente Nicolás Maduro, na Venezuela. São analisadas também a conjuntura da península das duas Coreias e o processo de sucessão presidencial na África do Sul.

Entre os temas de Política e Opinião Pública são avaliadas a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro como nova etapa do golpe de Estado de 2016, as disputas judiciais em relação ao direito do ex-presidente Lula de ser candidato presidencial em 2018 e o quadro das intenções de voto que continuam sendo favoráveis para o candidato petista.

seção Social demonstra que a crise no mercado de trabalho está trazendo uma ampliação da informalidade. Tal aspecto, somado a mais alta taxa de desemprego anual na história em 2017, revela que para os trabalhadores brasileiros a crise ainda está longe de acabar.

Em Economia se mostra que é muito provável que em 2018 tenhamos um crescimento do PIB melhor do que o verificado no ano passado. Entretanto, algumas incertezas persistem no horizonte e não se pode falar de uma força motriz capaz de apontar a retomada consistente da atividade econômica no Brasil.

Na seção Territorial o artigo aborda a evolução do desmatamento na Amazônia Legal no período 2004-2017. Para isso, trata das medidas responsáveis pela redução do desmatamento nos governos petistas, assim como das ameaças em andamento no período pós-golpe.

A seção Comunicação analisa o distanciamento da mídia estrangeira de uma cobertura mais dinâmica do país e menos pautada pela imprensa local. Da forma como ocorre, as matérias internacionais acabam se orientando somente pelos grandes meios de comunicação.O posicionamento editorial dos jornais durante o julgamento do ex-presidente Lula e a atividade das redes também fazem parte da análise.

A parte de Movimentos Sociais apresenta as importantes mobilizações políticas, sociais e culturais acontecidas neste início do ano em torno à defesa do ex-presidente Lula no julgamento no TRF-4, em Porto Alegre, nos desfiles de Carnaval e na resistência à Reforma da Previdência.

Links relacionados:
Baixe o PDF completo do Boletim de análise de conjuntura da Fundação Perseu Abramo 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ