Doe Agora!

Brasil da Mudança: Investimentos no esporte contemplaram desde a infraestrutura até a formação e o incentivo de atletas


Brasil da Mudança: Investimentos no esporte contemplaram desde a infraestrutura até a formação e o incentivo de atletas

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O site Brasil da Mudança colocou no ar mais um capítulo sobre as conquistas dos governos Lula e Dilma. Dessa vez, o assunto são as políticas voltadas ao esporte, campo que teve grande atenção nos últimos 12 anos.

Em primeiro lugar, o Brasil virou sede dos dois principais eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Ambos os eventos servirão para mostrar os avanços sociais, econômicos e de infraestrutura do Brasil – como, aliás, a Copa já mostrou.

Chamada de a “melhor Copa de todos os tempos” pela mídia internacional, o Mundial equipou o país com arenas multiuso e aeroportos modernos, que serão capazes de atender ao aumento de demanda de passageiros: em 2002, havia 38 milhões de brasileiros voando; em 2013, foram 109 milhões. Milhares de turistas estrangeiros vieram nos visitar durante o torneio e deixaram US$ 1,58 bilhão na economia, um recorde de gastos.

Os principais responsáveis pelo espetáculo também recebem o apoio do governo: 7.752 atletas olímpicos e paraolímpicos recebem o Bolsa-Atleta. Nas Olimpíadas de 2012, dos 259 competidores que representavam o Brasil, 111 recebiam o benefício, o maior programa de patrocínio individual do mundo.

Um país de campões é formado quando há incentivo à prática esportiva desde cedo e para todos. Por isso, o Programa Segundo Tempo oferece atividades para mais de 3,6 milhões de crianças e jovens em mais de 3 mil municípios do país. As Olimpíadas deixarão um legado de 285 unidades dos Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), espalhados pelas 27 unidades federativas. Neles, será possível formar atletas profissionais em até 13 modalidades olímpicas e paraolímpicas.

Saiba mais sobre as realizações de Lula e Dilma na área do esporte no site O Brasil da Mudança: http://brasildamudanca.com.br/esportes/esporte-saude-e-cidadania

RECOMENDADAS PARA VOCÊ