Doe Agora!

Celso Marcondes fala sobre PAA, Bolsa Família e Copa do Mundo


Cinco das 32 seleções que disputam a Copa do Mundo no Brasil são africanas. O que significa para para a África a participação no mundial? E para o Brasil, qual a importância dessa aproximação, mesmo que por meio do futebol, da África? Esses são alguns dos temas avaliados pelo diretor do Instituto Lula, Celso Marcondes, no “Seu Jornal”, da TVT.

“A verdade é que tá tendo Copa e uma Copa muito bonita, com os estádios lotados, um sucesso total de público, milhares e milhares de turistas enchendo todas as cidades. Não houve caos no aeroporto, não houve caos no transporte terrestre. Os metros estão funcionando, os estádios estão funcionando. Os turistas estão satisfeitos e os africanos estão participando”, destaca o diretor.

Além da Copa, Marcondes falou ainda, em edições anteriores do jornal, sobre duas iniciativas brasileiras são referência hoje na África: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Bolsa Famílias. Ele frisa que a África, assim como Brasil, tem forte vocação agrícola. No entanto, apenas 6% de tudo o que é consumida lá é produzido localmente. Com isso, as diretrizes da PAA são fundamentais para assegurar alimentos a toda a população.

Reconhecidamente o maior programa de transferência de renda do planeta, o Bolsa Família ainda é alvo de questionamentos. Marcondes desmistificou afirmações como, por exemplo, a de que os inscritos não procuram emprego para se manterem aptos ao benefício. “Tem gente que ainda acha que ele incentiva a pessoa a não trabalhar, quando na verdade é exatamente o contrário. Ao garantir o mínimo possível para a pessoa comer, para ela sobreviver, o Bolsa Família dá as condições para as pessoas trabalharem mais, produzirem mais”. Ele lembrou ainda que mais de 2 milhões de famílias deixaram o programa, só no último ano, por já estarem inseridos no mercado de trabalho.

“A verdade é que os programas sociais e as políticas públicas que o brasil implementou de combate a exclusão social são, talvez, nossos principais produto de exportação no momento”, conclui.

Assiste a íntegra:

PAA:

Bolsa Família:

Copa do Mundo:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ