Doe Agora!

Como uma mentira se espalha na rede: Lula nunca falou sobre a eliminação do Japão da Copa do Mundo


Como uma mentira se espalha na rede: Lula nunca falou sobre a eliminação do Japão da Copa do Mundo

Muitas vezes mentiras são publicadas na internet, às vezes espalhadas como "brincadeiras". Recentemente foi criada uma notícia falsa com uma fala atribuída ao ex-presidente Lula, que jamais foi dita por ele, sobre a eliminação do Japão na Copa do Mundo. Embora em alguns sites a notícia seja identificada como falsa ou de "humor", muitos a tem espalhado nas redes como se fosse verdadeira.

O blog de Joselito Müller, que atribuiu de forma muito grosseira a declaração ao ex-presidente Lula, não traz links ou referências a outras fontes que provem onde isso teria sido dito e trata o assunto como "piada":

Depois começaram a surgir links falsos, que simulam sites de notícias. No site está claro que esta é apenas uma ferramenta para criar notícias falsas, mas assim o boato foi se espalhando na rede:

Dois dias depois do surgimento da fonte inicial da mentira, a afirmação aparece no Twitter de um deputado que ajuda a espalhar a falsa declaração, ainda que depois tenha apagado a mensagem:

Lula nunca afirmou que o Japão foi eliminado da Copa por ter investido em saúde e educação e o absurdo dessa declaração inventada fica claro quando se considera os feitos dos governos Lula e Dilma nestas duas áreas, o que mostra que não há nenhuma contradição entre investimentos em saúde e educação e a realização da Copa do Mundo.

Talvez por ingenuidade, oportunismo, preconceito ou até mesmo falta de conhecimento algumas pessoas têm repassado informações inverídicas, mas não podemos esquecer que o Brasil que realiza a Copa do Mundo em 2014, criou, nos últimos 11 anos, programas como o SAMU, o Mais Médicos, triplicou o orçamento da educação, dobrou o número de estudantes universitários, entre diversas outras melhorias. Lula nunca disse algo desse tipo.

Atualização: O deputado posteriormente admitiu o erro e postou uma mensagem reconhecendo o engano. Clique aqui para ler a mensagem no Facebook do deputado.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ