Doe Agora!

Cooperação do Brasil com a África é discutida no Rio de Janeiro


Cooperação do Brasil com a África é discutida no Rio de Janeiro

Idranil Chakrabarti, conselheiro do DfID e professor Paulo Esteves, do SSC

Realizou-se dia 26 de fevereiro o workshop "A Cooperação Sul-Sul Brasileira e os BRICS: Novas Estratégias na África". Foi uma iniciativa do "BRICS Policy Center", o Centro de Estudos dos BRICS, com o apoio do IRI - Instituto de Relações Internacionais; do DfID - o ministério de cooperação internacional da Grã-Bretanha; do Capes; do CNPQ e da Faperj.

O workshop foi aberto por Idranil Chakrabarti, conselheiro do DfID e pelos professores Adriana Erthal Abdenur e Paulo Esteves, do SSC, a South-South Cooperation Project.

O objetivo do encontro era apresentar os resultados de dois trabalhos desenvolvidos pelo SSC. O primeiro, fruto de uma pesquisa de campo dos estudiosos em dois países africanos, foi apresentado por Paulo Esteves e tinha como título "A Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento em Moçambique e Angola: saúde e agricultura".

Ele apresentou um panorama abrangente e atual da ação do Brasil nos dois países de língua portuguesa que estão entre aqueles que têm uma maior presença brasileira em diversos setores. Na área da saúde, o estudo apresentou, por exemplo, a importante atuação da Fiocruz nas iniciativas da CPLP, a comunidade de países da língua portuguesa, e a parceria firmada com o governo moçambicano para a construção da fábrica de medicamentos antirretrovirais em Maputo.

No terreno da agricultura, Esteves destacou centralmente a importância do trabalho da Embrapa, que tem, desde 2006, um escritório em Acra, capital de Gana, voltado para toda a África.

A segunda sessão do workshop foi dedicada ao estudo "O Banco do BRICS e a cooperação brasileira na África". Ele foi apresentado pela professora Adriana Erthal Abdenur, que mostrou toda a evolução do processo de construção do banco de desenvolvimento desde a decisão da sua fundação na última reunião do BRICS, que aconteceu em julho de 2014, em Fortaleza. O banco será sediado na China e sua diretoria está em fase de montagem. A 7ª Cúpula dos BRICS , que acontecerá na cidade de Ufa, na República de Bashkortostan, na Rússia, nos dias 7 e 8 de julho de 2015 e deve definir a data da inauguração do banco.

O encontro foi encerrado pelo embaixador Fernando de Abreu, diretor-geral da ABC, a agência de cooperação do governo brasileiro.

O diretor para a África do Instituto Lula, Celso Marcondes, participou dos debates. Estavam presentes no encontro dirigentes e representantes de diversas instituições, além dos seus organizadores, entre elas: O Ministério das Relações Exteriores, PUC/RJ, USP, Articulação Sul, Fiocruz, Embrapa, FASE, Fundação Bill & Melinda Gates, GIZ - a agência de cooperação da Alemanha e o Centro de Excelência do Programa Mundial de Alimentos.

Os dois estudos serão disponibilizados ao público em breve.

Para conhecer melhor o BRICS Policy Center, que é um centro de estudos parceiro do Instituto Lula, acesse: http://bricspolicycenter.org/homolog/ 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ