Doe Agora!

Copa e política: Suécia presta queixa por racismo


Copa e política: Suécia presta queixa por racismo

Reprodução

Um ato de racismo levou a federação sueca de futebol a prestar queixa policial na semana passada. Filho de pais turcos, o meia Jimmy Durmaz fez a falta que originou o gol da vitória alemã nos acréscimos da partida contra a Suécia no último sábado (23). Após o jogo, torcedores suecos atacaram Durmaz nas redes sociais.

Num comunicado duro, lido antes do treino e ao lado de toda equipe sueca, Durmaz usou um palavrão para a situação: “F… o racismo”.

“Eu posso ser criticado pelo meu desempenho, estou acostumado com isso. Mas há uma linha, e essa foi cruzada ontem (sábado). Quando sou ameaçado, chamado de 'blatte' (gíria sueca ofensiva a árabes), diabo-árabe, terrorista e talebã, essa linha é totalmente ultrapassada. E é pior ainda quando também insultam e ameaçam a minha família e os meus filhos”, desabafou o jogador.

Além da federação sueca, quem também se pronunciou a favor de Durmaz foi o secretário geral da Federação Sueca de Futebol. "Não toleramos que um jogador seja alvo de ameaças e abusos. É desconfortável e muito triste ver este tratamento Durmaz tem de enfrentar. Completamente inaceitável", completou.

A seleção da Suécia tem compromisso importante na próxima quarta, às 11h (horário de Brasília) em Ecaterimburgo, diante da seleção mexicana. Para avançar às oitavas de finais precisa vencer o líder e torcer por um tropeço dos alemães. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ