Doe Agora!

Delegação Etíope conclui agenda para conhecer a politica brasileira de segurança alimentar e nutricional


Delegação Etíope conclui agenda para conhecer a politica brasileira de segurança alimentar e nutricional

Foto: Divulgação

Uma equipe do governo da Etiópia visitou o Brasil para conhecer in loco as experiências brasileiras ligadas à segurança alimentar e nutricional. A delegação de quatro vice-ministros e representantes do governo etíope e do escritório do Programa Mundial de Alimentos (PMA) na Etiópia, encerraram nesta terça-feira (28) uma agenda de oito dias em Brasília.  O Instituto Lula, que é parceiro do PMA, acompanhou a visita para compartilhamento da experiência brasileira de políticas públicas para o combate à fome e à má-nutrição. 

O objetivo principal desta visita foi apresentar a política brasileira de combate à fome e de segurança alimentar e nutricional sob sua principal característica: a multisetorialidade. Não só diversos ministérios (como o ministério da Saúde e o ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome) estão envolvidos nesta politica  como também a sociedade civil é um de seus pilares por meio da participação no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional  (Consea), ao lado de organismos internacionais. Por outro lado, o implementação destas políticas é transversal aos três níveis de governo.

Nesse sentido, a comitiva pôde se encontrar com representantes desses ministérios, com a CGFome (Coordenação-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome), com o Consea, entre outras instituições do governo, mas também visitou a Embrapa, o Ceasa, o Banco de Leite Humano do Hospital de Taguatinga, um restaurante comunitário, um centro de saúde familiar em Samambaia, entre outros locais. Em todas as ocasiões foram apresentados o funcionamento de cada uma destas instituições e seu respectivo papel na construção de políticas robustas de segurança alimentar e nutricional. Como parâmetro, podemos lembrar que, em dez anos, o Brasil conseguiu reduzir o número de crianças abaixo do peso em cerca de 50%, de 13% em 1996 para 6% em 2009. Em outubro de 2014 o país foi inclusive retirado do mapa da fome da ONU, momento histórico para o Brasil.

O Brasil se comprometeu a compartilhar estas experiências, levando sempre em conta a situação local de cada país. Reforçando este comprometimento, o Brasil sediará o evento “Nutrição para o Crescimento” (Nutrition for Growth – N4G) durante as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Iniciativa dos governos do Reino Unido e do Brasil, o encontro quer reunir autoridades e líderes de diversos setores para que se estabeleçam metas financeiras e politicas globais e ambiciosas com o objetivo de reforçar a segurança alimentar e nutricional em todos os países. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ