Doe Agora!

Deputada portuguesa grava vídeo de apoio a Lula

Deputada do Partido Socialista Português, reafirma seu apoio a Lula e fala sobre documento assinado por 22 deputados portugueses


Deputada portuguesa grava vídeo de apoio a Lula

A deputada portuguesa, Isabel Moreira

No último dia (9) de julho, um grupo 22 deputados portugueses assinaram carta aberta endereçada aoSTF brasileiro para que atenda aos trâmites legais e realize a soltura imediata de Lula. O documento também deixa claro que o ex-presidente deve voltar ao pleno exercício dos seus direitos fundamentais para disputar as eleições presidenciais de outubro.

Entre os parlamentares lusitanos que se manifestaram em favor de Lula está a deputada Isabel Moreira, do Partido Socialista Português. Carioca de nascimento e desde os dois anos de idade no país europeu, a advogada de formação de 42 anos mantém fortes laços com o que acontece em sua terra de origem. Em 2016, por exemplo, veio para cá e se juntou a milhões de outros brasileiros e brasileiras que saíram às ruas contra o impeachment sem crime da presidenta eleita Dilma Rousseff.

Agora, uma de suas principais lutas é evitar o declínio forçado e criminoso da esquerda pelo mundo imposta por interesses do mercado e pela ascensão da extrema-direita no cenário político. Para tanto, a defesa de um dos principais ícones populares do mundo é fundamental. “Sabemos que a causa da prisão política de Lula é impedir que a democracia se realize. Ou seja é impedir que uma pessoa que não tem uma sentença transitada em julgado e portanto se deve presumir inocente até que se prove o contrário”, avalia Isabel. 

A parlamentar diz ainda que a iniciativa de assinar a carta teve respaldo em várias frentes da esquerda portuguesa: “Assinei conjuntamente com vários deputados e deputadas de vários partidos de esquerda um documento exigindo a libertação imediata do ex-presidente Lula. Assinamos porque entendemos que a democracia no Brasil diz respeito a todos e todas nós, independentemente de estarmos ou não no Brasil”. 

Tanto lá quanto cá, a percepção de que se trata de uma arbitrariedade jurídica com intenções políticas parece cada vez mais clara: “Entendemos que o processo do Lula é uma farsa e que o Lula neste momento é um preso político. Entendemos também que tudo que tá acontecendo juridicamente neste momento põe em xeque a credibilidade do sistema judicial brasileiro”. 

Lula é uma ameaça para a Direita, prossegue Isabel, “precisamente porque tirou milhares e milhares de pessoas da pobreza. É por isso que o mantém preso. É por isso que não querem que a democracia funcione”. 

Por Henrique Nunes da Agência PT de Notícias

RECOMENDADAS PARA VOCÊ