Doe Agora!

Lula: toda solidariedade ao WikiLeaks


Lula: toda solidariedade ao WikiLeaks

Julian Assange, cofundador do WikiLeaks, foi preso hoje (11) na embaixada do Equador em Londres. O governo britânico confirmou que a detenção foi feita atendendo a um pedido de extradição feito pelos Estados Unidos, que acusa Assange de traição pela divulgação de documentos secretos. O australiano estava asilado há sete anos na embaixada, impedido de sair às ruas. 

Assange ganhou notoriedade após publicar documentos secretos sobre operações militares dos Estados Unidos no Afeganistão e no Iraque. O ciberativista contribuiu também para revelar os casos de espionagem da presidenta Dilma Rousseff e da Petrobras pelo governo dos Estados Unidos. Além de outros materiais, divulgou telegramas sigilosos trocados entre o Departamento de Estado norte-americano e embaixadas estadunidenses ao redor do mundo.

Sobre este episódio, o então presidente Lula se pronunciou em 9 de dezembro de 2010, dizendo estranhar que “o rapaz que tava desembaraçando a diplomacia norte-americana foi preso e eu não estou vendo nenhum protesto pela liberdade de expressão”. 

E continuou: “O WikiLeaks desnuda a diplomacia que parecia inatingível e aí começa uma busca. Não sei se colocaram cartaz do tempo do faroeste: ʽProcurado vivo ou mortoʼ... Aí prenderam o rapaz e eu não vi um voto de protesto. Pode colocar no bloco do Planalto o primeiro voto de protesto, então”.

Confira a fala de Lula na íntegra: 


O que eu acho estranho é que o rapaz que estava desembaraçando a diplomacia norte-americana foi preso e eu não estou vendo nenhum protesto pela liberdade de expressão. É engraçado, não tem um... nada pela liberdade de expressão de um rapaz que estava colocando a nu um trabalho menor que alguns embaixadores fizeram.

Eu não sei se meus embaixadores passam esse tipo de telegrama, mas olha... A Dilma tem que saber e falar para seu ministro: se não tiver o que escrever, não escreva bobagem. Passe em branco a mensagem. 

E aí aparece o tal do WikiLeaks e desnuda a diplomacia que parecia inatingível, parecia a mais certa do mundo e aí começa uma busca. Não sei se colocaram cartaz como no faroeste: “Procura-se vivo ou morto”. E prenderam o rapaz e eu não vi um voto de protesto. Ô, Stuckinha [fala para o fotógrafo], pode colocar então no blog do Planalto o primeiro protesto pela liberdade de expressão na internet. 

Pra gente poder protestar, porque o rapaz estava colocando apenas aquilo que ele leu. E se ele leu porque alguém escreveu, o culpado não é quem divulgou, é quem escreveu. Portanto, em vez de culpar quem divulgou, culpe quem escreveu, porque se não não teria o escândalo que tem. Então: WikiLeaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas e meu protesto contra [o ataque à] liberdade de expressão.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ