Doe Agora!

Em Jundiaí, Lula exalta consciência política da classe trabalhadora


Em Jundiaí, Lula exalta consciência política da classe trabalhadora

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou a nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e região, nesta segunda-feira (11), em Jundiaí. Lula visitou as novas instalações e foi convidado a descerrar a placa de inauguração com o presidente do sindicato, Eliseu Silva.

"Eu devo tudo que eu sou à evolução política da classe trabalhadora", disse Lula ao ser recebido pelos centenas de trabalhadores presentes. O ex-presidente lembrou que quando era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi a Brasília e percebeu que no Congresso não haviam trabalhadores e que assim nunca conseguiriam aprovar leis que os beneficiassem.

"Aí comecei a pensar em ser presidente, eles me achavam louco...mas eu queria provar que um peão podia fazer muito mais que a elite brasileira", disse.

Lula lembrou que o país vivia uma era de desemprego antes do seu governo e se disse orgulhoso, por nos seus mandatos e no da presidenta Dilma terem sido gerados 21 milhões de empregos com carteira assinada.

"Eu posso olhar no rosto de cada metalúrgico e dizer que eu certamente não fiz tudo que eu queria, mas fizemos muito mais do que eles pelos trabalhadores".

Eliseu afirmou que realizou dois sonhos na noite de hoje. "Eu tinha dois sonhos, fazer essa sede e de ter o melhor presidente que o Brasil já teve para a inauguração". Ele disse ainda que é um orgulho para a classe Lula ser um metalúrgico e que hoje "cravou na história este momento".

O Sindicato

O Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista foi fundado em 30 de maio de 1946, mas só teve sua sede própria em 1958. Em 2012, a antiga sede foi demolida e ergueram um novo prédio que reúne uma estrutura mais moderna e funcional para a categoria.

A nova estrutura vai atender a classe metalúrgica, hoje com mais de 35 mil trabalhadores. O prédio abrigará o Museu do Metalúrgico, Cinearte, AMA (Associação dos Metalúrgicos Aposentados), Escola do Metalúrgico, Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, sistema de comunicação, auditório multimídia e todas as demais instalações necessárias para a prestação de serviços ao metalúrgico.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ