Doe Agora!

Em São Paulo, palestra discute o fascismo na atualidade


Em São Paulo, palestra discute o fascismo na atualidade

Alameda Editorial promove a palestra O fascismo e a conjuntura atual, em São Paulo. 

Durante o século 20, o mundo todo se esforçou para colocar o nazi-fascismo na prisão da memória, local do qual ele nunca deveria sair. O século 21, no entanto, parece ter se esquecido das barbaridades cometidas no momento mais brutal da História. Não apenas o fascismo está de volta, como orgulhoso de si mesmo. Na palestra proferida neste dia 18 de outubro, sexta-feira, o Professor Dr. Fernando Horta fala da relação entre o fascismo e os dias de hoje. 

Qual a relação entre a experiência europeia do século 20 e o momento atual na América Latina e, em especial, no Brasil? É possível traçar paralelos e ver-se no Brasil o fascismo? O que nos trouxe até este momento? Quais caminhos foram usados, ainda no século 20, para lutar e resistir ao autoritarismo fascista?

Estas e outras questões precisam ser abordadas no momento atual. A criminalização da política, a perseguição ao diferente, a retirada de direitos em benefício de um conceito etéreo de “pátria”, o aumento da violência política, econômica e social se unem a uma hipocrisia sem par no Brasil de hoje. Invoca-se a “justiça” para atacar o opositor e cala-se para com os crimes dos correligionários. O Brasil da “pátria amada” e “mãe gentil” transforma-se em um velho rabugento com o olho direito cego. Nossa forma de fascismo não é menos perversa do que os regimes irmãos europeus do século XX. E agora, há ainda o componente assustador das redes sociais. O que fazer?"

Os interessados devem enviar o nome completo e RG para o e-mail: [email protected].

Palestra: O fascismo e a conjuntura atual, com Fernando Horta

Data: 18 de outubro 

Local: Alameda Casa Editorial
Rua 13 de Maio, nº 353, Bixiga, São Paulo - SP
(telefone: 3012-2403)

RECOMENDADAS PARA VOCÊ