Doe Agora!

Em Teresina, Lula interage com estudantes em aula virtual


Em Teresina, Lula interage com estudantes em aula virtual

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Completando sua agenda dedicada à educação no Piauí, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de aula ao vivo do sistema de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber, do governo estadual. Ao lado do governador Wellington Dias e da secretária da educação Rejane Dias, o ex-presidente falou, ao vivo, a cerca de 15 mil alunos espalhados pelo estado. Mais do que isso, ele também teve a oportunidade de interagir com eles através do sistema de educação à distância, que permite conversas com áudio e imagem e salas de chat, onde se pode tirar dúvidas e fazer perguntas aos professores.

Numa fala breve, o ex-presidente Lula afirmou àqueles que o assistiam nas salas de aula piauienses que a educação pode “garantir o direito de se transformar em um cidadão pleno”. Três pólos tiveram a chance de conversar com Lula: um em Teresina, um em Queimada Nova e outro em Floriano. A essas salas, lotadas, o ex-presidente perguntou: “Quer argumento vocês dariam para convencer a presidenta Dilma e o [ministro da educação Aloizio] Mercadante a usarem esse modelo de educação no Brasil?”.

De Floriano, o professor Miguel justificou: “Só se transforma a sociedade através da educação”. Uma aluna também defendeu o modelo piauiense: “Pedimos que ele continue”. A diretora da escola afirmou que “é fundamental que a gente aqui faça a nossa parte”. Lula respondeu, dizendo que estava ali “para aprender”.

O governador Wellington Dias, responsável pela implementação dessa modalidade de ensino à distância, considerou que “ainda existe muito preconceito contra esse tipo de ensino, mas é preciso quebra-lo”. “A educação”, disse, “sempre será ancorada no presencial; o ensino à distância é um complemento”. Ainda exaltou a iniciativa do ex-presidente Lula de defender o Plano Nacional de Educação: “Quantos ex-presidentes do Brasil depois de seu mandato saíram para defender os interesses do Brasil?”.

Lula partiu hoje para Salvador, onde participará de uma Plenária de Mobilização pela Educação na sexta (23). 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ