Doe Agora!

Embaixador da Mauritânia se reúne com Lula

Representante afirmou que “o Brasil deveria ter um enorme orgulho do trabalho que o ex-presidente desenvolveu em seu governo em prol da África”


Embaixador da Mauritânia se reúne com Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O embaixador da Mauritânia no Brasil, Bah Nagi Kebd Abdallahi, se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (27). Também participaram da reunião o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto e o diretor para a África, Celso Marcondes.

O representante mauritano veio apresentar ao Instituto Lula a situação política e econômica de seu país para incentivar o estreitamento das relações com o Brasil em diversas áreas. Abdallahi afirmou que “o Brasil deveria ter um enorme orgulho do trabalho que Lula desenvolveu em seu governo em prol da África” e que ele “tem um capital enorme em defesa das causas árabes e africanas”.

A Mauritânia tem cerca de 3,5 milhões de habitantes e uma área de 1.025.520 km2. Fica na costa oeste do continente e suas principais riquezas são a pesca, o minério de ferro e os hidrocarbonetos.

Abdallahi destacou a importância do incremento das relações comerciais entre nossos países e ao lembrar que a Mauritânia havia comprado recentemente aviões da Embraer, afirmou que existe um espaço muito grande em seu país para as parcerias com empreendedores brasileiros, sobretudo nas áreas da agricultura, da pecuária e da infraestrutura.

Ele disse que o carinho pelo Brasil é muito grande na Mauritânia e que os empresários brasileiros deveriam saber que o país vive numa situação de estabilidade política e constitucional que dá segurança aos negócios. “As ações do terrorismo islâmico não chegam até nós”, afirmou, ao fazer questão de indicar no mapa africano os atuais limites da expansão das incursões terroristas. O ex-presidente Lula, por sua vez, ressaltou sua preocupação com a situação na Líbia e com o drama dos refugiados africanos e do Oriente Médio que tentam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa em busca de uma vida melhor.

Lula lembrou que a questão da segurança alimentar no território africano será o principal tema de sua palestra na Conferência Mundial da FAO, que acontecerá em Roma, no próximo dia 6 de junho, com a presença de chefes de Estado e autoridades de todo o mundo.

Ao final da conversa, o embaixador mauritano convidou o ex-presidente a visitar seu país ainda neste ano: “Teríamos um orgulho enorme em recebê-lo e em breve ele vai receber o convite oficial do nosso presidente Mohamed Ould Abdel Aziz”, ele afirmou ao sair do Instituto.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ