Doe Agora!

Embaixador do Marrocos visita o Instituto Lula


Embaixador do Marrocos visita o Instituto Lula

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

O embaixador do Marrocos em Brasília, Larbi Moukhariq, visitou o Instituto Lula no dia 25 de fevereiro. Ele foi recebido pelo diretor para a África do Instituto, Celso Marcondes. Em mais de uma hora de conversa, os dois atualizaram as informações sobre as conjunturas políticas e econômicas e as relações entre Brasil e Marrocos.

O tema central do encontro foi o intercâmbio e a cooperação técnica, visando uma maior aproximação em especial na área da agricultura. Marcondes apresentou ao embaixador marroquino os desdobramentos do fórum pela erradicação da fome na África até 2025, que aconteceu em junho de 2013, em Adis Abeba, na Etiópia, organizado pela União Africana, a FAO, o Nepad e o Instituto Lula.

Celso Marcondes e o embaixador Larbi Moukhariq

Marcondes contou que a parceria formal constituída pelas quatro instituições continua a trabalhar desde então e comemorou a aprovação das resoluções do fórum pela Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada em janeiro passado.

O embaixador Moukharib falou sobre a situação política em seu país, ressaltando sua capacidade de impedir o crescimento do terrorismo como tem ocorrido na Líbia e em outros países árabes. 

O embaixador também defendeu a posição do governo de Marrocos, que é uma monarquia, ao não reconhecer autonomia para a 

República Árabe Saharauí. Ela constituiu um governo no exílio, com sede na vizinha Argélia, que reivindica para o povo saharauí a área no sul do Marrocos que era o Saara Espanhol, uma antiga colônia da Espanha, anexada em 1975 por Marrocos e pela Mauritânia e anos depois só por Marrocos. O Brasil não reconhece a República Saharauí, mas esse é um tema recorrente na pauta internacional do nosso país.

Ao final do encontro, o embaixador falou sobre a oportunidade de o ex-presidente Lula visitar o Marrocos e ajudar no avanço da cooperação entre os dois países.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ