Doe Agora!

Etiópia: investimento social gera desenvolvimento econòmico


Etiópia: investimento social gera desenvolvimento econòmico

Programas de proteção social auxiliam o desenvolvimento na Etiópia. Foto: FAO

Na Etiópia, os investimentos em saúde, educação, proteção social e infra-estrutura tiveram um impacto positivo sobre o desenvolvimento econômico, segundo o relatório Ethiopia Public Expenditure Review. O relatório é mais um documento que atesta a eficácia de programas defendidos pelo Brasil nos últimos 13 anos. A inclusão dos mais pobres no orçamento acaba por gerar resultados que beneficiam toda a sociedade.

Lançado no dia 6 de julho, o documento avaliou a eficácia das finanças públicas e as medidas tomadas pelo governo durante a última década para reorientar as despesas e descentralizar os recursos federais.

A Etiópia criou o maior programa de rede de segurança social na África, beneficiando 8 milhões de pessoas. No entanto, o relatório chama a atenção para a necessidade de assegurar a igualdade ao acesso de serviços para tratar grandes disparidades, como a mortalidade neonatal e a evasão escolar entre classes ricas e pobres.  

Com cerca de 100 milhões de habitantes, a Etiópia está localizada no Chifre da África, compartilhando fronteiras com Sudão, Sudão do Sul, Djibuti, Eritreia, Somália e Quênia . Com mais de US$61 bilhões de PIB, segundo dados do Banco Mundial, o seu crescimento foi superior a 9% no último ano.  

'Os investimentos da Etiópia em setores-chave tiveram um impacto positivo na redução da pobreza', disse Carolyn Turk, diretor do Banco Mundial para a Etiópia, Sudão e Sudão do Sul.

O relatório sugere que o país se concentre na mobilização das receitas internas para aumentar o financiamento de operações e apoiar a sustentabilidade fiscal. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ