Doe Agora!

Evento: A trajetória do antropólogo africano Kabengele Munanga em foco

Professor congolês é conselheiro para África do Instituto Lula


Evento: A trajetória do antropólogo africano Kabengele Munanga em foco

O antropólogo Kebenguelê Munanga.

por Fernanda Rezende, do Instituto de Estudos Avançados da USP 

A história de vida de um dos maiores especialistas da presença africana no Brasil, o antropólogo Kabengele Munanga, será o pano de fundo para uma discussão sobre as relações étnico-raciais no Brasil, o racismo e a antropologia da população afro-brasileira.

No encontro Trajetória entre Culturas: Kabengele Munanga, um Intérprete Africano do Brasil, que acontece no dia 28 de setembro, das 9h às 12h, na Sala de Eventos do IEA, Munanga falará sobre sua história, desde a infância e graduação no antigo Zaire (atualmente República Democrática do Congo), o doutorado na Bélgica com conclusão no Brasil e a vinda para a USP, onde é professor titular no Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências e Humanidades (FFLCH) da USP.  A atividade é organizada pelo Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA, do qual Munanga faz parte.

“Munanga vivenciou, sob vários aspectos, o dramático processo de descolonização em seu continente de origem, que tem efeitos políticos e identitários até hoje”, afirma uma das coordenadoras do encontro, a linguista Ligia Fonseca Ferreira, membro do grupo de pesquisa. Segundo Ferreira, a somatória das experiências do antropólogo afinou o olhar e a sensibilidade intercultural. São elas que o colocam hoje “na singular posição de qualificado intérprete da África no Brasil, onde suas contribuições acadêmicas e políticas têm sido determinantes para a valorização dos estudos voltados para a condição dos afro-descendentes e o combate ao racismo”, acredita.

Além de Ferreira, o encontro é coordenado também pela cientista social Maura Véras, que será debatedora ao lado de Ferreira, a psicóloga e coordenadora do grupo de pesquisa Sylvia Dantas, e a cientista social Adriana Capuano de Oliveira, também integrante do grupo.


Trajetória entre Culturas: Kabengele Munanga, um Intérprete Africano do Brasil
28 de setembro, das 9h às 12h
Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
INSCRIÇÕES ENCERRADAS — Transmissão online pelo IPTV-USP
Informações: Sandra Sedini ([email protected]), telefone (11) 3091-1678
Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/trajetoria-entre-culturas

RECOMENDADAS PARA VOCÊ