Doe Agora!

Festival de cinema e direitos premia Lula em Madri


Festival de cinema e direitos premia Lula em Madri

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Do La Vanguardia

O Festival de Cinema e Direitos Humanos de Madri encerra sua terceira edição na Cineteca de Matadero nesta segunda-feira (10) com a entrega de prêmios à família de Santiago Maldonado, desaparecido na Argentina em 2017, e ao ex-presidente do Brasil Lula da Silva, preso em seu país acusado de corrupção.

Na lista cinematográfica destacam-se o prêmio de melhor filme para "Sidney and Friends", de Tristan Aitchison, e de melhor filme espanhol para "El silencio de otros", de Almudena Carracedo e Robert Bahar, produzido pelos irmãos Almdóvar. 

O prêmio concedido à família Maldonado busca servir de apoio às exigências de esclarecimentos sobre o desaparecimento do artesão argentino, que foi encontrado morto 77 dias depois de participar de uma manifestação em favor dos mapuches. O juiz encerrou o caso.

O diretor do festival, Toni Navarro, lerá uma carta assinada por Lula da Silva na qual ele lamenta não poder estar presente por estar "encarcerado injustamente" em uma prisão "sem nenhuma evidência contra mim por uma sentença kafkiana que me condena por atos indeterminados".

O festival também entregará o prêmio de Letras à revista satírica Mongólia, "vítima da censura, com processos judiciais e ameaças da extrema direita", e ao prêmio Miradas pelo documentário "Libertad de impresión", dirigido por Fernando Muñoz e Fede Carrillo.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ