Doe Agora!

Só no app: programa debate reposicionamento do Estado

Tema faz parte de ciclo de 12 Debates Fora da Caixa, exclusivo do aplicativo ILula e lançados todas as quintas-feiras, com duração de duas horas, entre 16h e 18h


Só no app: programa debate reposicionamento do Estado

O ciclo de Debates Fora da Caixa desta quinta-feira (7) abordará o papel do Estado e dos sistemas existentes na organização da sociedade. A apresentação será do curador desse tema, o economista José Celso Cardoso Júnior.

Na quadra histórica em que a humanidade se encontra desde princípios do século 21, ressalta o curador, parece claro o colapso – ou ao menos algumas tendências nítidas de grande enfraquecimento institucional e disfuncionalidades práticas – das regras gerais de organização, regulação e funcionamento dos sistemas econômicos, políticos, sociais, culturais, tecnológicos e ambientais dominantes em escala planetária. “É deste cenário desolador que se deve partir para o repensar acerca do peso e papel do Estado nacional e da função pública na contemporaneidade”, afirma Cardoso.

Assim, o debate busca oferecer um guia geral de saída da crise, fundado nas seguintes ideias-força:

I)  o desenvolvimento nacional como carro-chefe da ação do Estado;
II)  a necessidade de uma reforma do Estado de natureza republicana;
III)  a revalorização da política e da democracia.

Ao final, será apresentada uma proposta não exaustiva para a refundação do Estado no Brasil.

Sobre o curador

Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), Cardoso tem mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 1997 é servidor público federal do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ocupou cargos de direção na alta administração pública durante os governos Lula e Dilma. O economista atua nas áreas de trabalho e proteção social no Brasil, bem como Estado, instituições, capacidades estatais, planejamento e gestão pública, democracia e desenvolvimento.

Entre 2019 e 2023 exerce a função de presidente da Afipea-Sindical, coordenador de Estudos do Fonacate e primeiro diretor institucional do Instituto Servir Brasil de apoio técnico-político à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público Brasileiro.

Debates Fora da Caixa

O Instituto Lula formou, no final de 2020, 12 grupos de estudos sobre temáticas de fronteira, com abordagem “fora da caixinha”. A cada um dos curadores de área temática coube formar seus grupos, explicitando o objeto de estudo e focando metodologia de trabalho, considerando gênero, raça, idade e região. Esse trabalho resultou em textos apresentados entre os curadores e os grupos de pesquisas criados por área.

É possível acompanhar tudo isso pelo “Ciclo Debates Fora da Caixa”. Serão 12 encontros, de até duas horas cada, seguindo a estrutura de curadores e temas. Sempre às quintas-feiras, das 16h às 18h, exclusivamente pelo aplicativo ILula.

Agenda - Toda quinta-feira, das 16h às 18h

Veja o que já rolou e o que ainda está por vir:

2/6 - Educação – Daniel Cara;

9/6 - Segurança e Cidadania – Francisco Teixeira;

16/6 - Bem estar e seguridade – Evilázio Salvador;

23/6 - Economia do Trabalho – José Francisco Siqueira Neto;

30/6 - Transição para Economia Verde – Pedro Paulo Zahluth Bastos;

7/7 - Reposicionamento do Estado – José Celso Cardoso Junior;

14/7 - Cultura – Antônio Albino Canelas Rubim.

Baixe o aplicativo iLula neste link (https://app.institutolula.org/)

RECOMENDADAS PARA VOCÊ