Doe Agora!

Fórum em Fortaleza debate relações Brasil - África


Fórum em Fortaleza debate relações Brasil - África

Foto: Gabriel Monte

Prossegue nesta sexta-feira, 29, em Fortaleza, o" II Brasil - África Fórum". Uma iniciativa do Instituto Brasil - África, com o apoio do Instituto Lula, o encontro foi aberto ontem pelo subsecretário para Oriente Médio e África do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Cordeiro.

O fórum teve três mesas de trabalho em seu primeiro dia. A primeira teve como tema "O Desenvolvimento da África e a Urgência dos Projetos de Infraestrutura" e  reuniu o ex-ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Brasil,  Samuel Pinheiro Guimarães Neto, o diretor do escritório do BNDES na África, Paulo Roberto de Oliveira Araújo e o diretor de Integração Regional do Banco Africano de Desenvolvimento, Mamady Souare.


A segunda mesa teve como tema "Planejamento Estratégico e Projetos de Integração Regional" e a terceira discutiu sobre "Um Novo Mercado Continental em Formação". 

Abriu os trabalhos desta terceira sessão o professor egípcio Mosad Elmissiry, diretor do Programa de energia e Infraestrutura do Nepad, a agência de desenvolvimento da União Africana. Ele fez uma apresentação  do "Programa de Desenvolvimento de Infraestruturas na África", o Pida, apresentado em 2012 pela União Africana com o objetivo de integrar e desenvolver o continente. Elmissiry fez um convite aos executivos e empresários brasileiros presentes para que apresentem projetos para as obras do Pida, sobretudo na área de energia, fundamental para o desenvolvimento do continente.

Também participaram desta mesa João Luiz Telles, diretor da Fiocruz na África, e Celso Marcondes, diretor do Instituto Lula. Telles destacou em sua apresentação a necessidade da realização das obras de infraestrutura no continente para que aconteçam também melhoras efetivas na saúde dos povos africanos. Lembrou que sem energia é impossível manter muitos medicamentos em bom estado de conservação e que sem estradas muitas comunidades ficam isoladas e sem acesso à tratamento decente.

Marcondes, destacou em sua apresentação a necessidade de o Brasil identificar seus diferenciais em relação aos demais países ricos e emergentes que atuam na África. Afirmou que o grande desafio para o continente é enfrentar a situação de insegurança alimentar que ainda atinge cerca de 250 milhões de africanos e que as principais colaborações que o Brasil pode dar neste terreno são sua experiência na produção de alimentos e na elaboração de programas de transferência de renda e políticas públicas de inclusão social.

Ao final do primeiro dia de trabalhos, foi decidido apresentar o que se chamou de "Carta de Fortaleza", com o objetivo de ressaltar aos brasileiros a necessidade de intensificar e aprofundar seus contatos com a África.

Também será assinada entre o Nepad, o Instituto África - Brasil e o Instituto Lula um "Memorando de Intenções", que definirá passos para o estreitamento dos laços entre os assinantes.

Assistem ao encontro cerca de 120 pessoas, entre autoridades, acadêmicos, executivos, embaixadores africanos no Brasil e representantes de vários países da África.

O fórum se encerra hoje e pode ser acompanho pelo site do Instituto Brasil - África: www.institutobrasilafrica.org

Links de Referência:
Site oficial do Pida (em inglês e francês)
http://www.au-pida.org/

RECOMENDADAS PARA VOCÊ