Doe Agora!

Graziano e papa conversam sobre desenvolvimento e segurança alimentar


Graziano e papa conversam sobre desenvolvimento e segurança alimentar

Foto: FAO/Divulgação

Da FAO
Em Roma (Itália)

O Papa Francisco se encontrou na quinta-feira (23) com o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva e elogiou o papel da organização nos esforços das Nações Unidas para tratar da migração na região do Mediterrâneo, além de fortalecer os vínculos entre a paz e a segurança alimentar, a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

Graziano da Silva falou ao pontifice sobre a “Iniciativa Esperança Azul” da FAO que tem como objetivo transformar as comunidades das áreas costeira do sul do Mediterrâneo em motores de estabilidade e crescimento, especialmente graças ao apoio a pesca de pequena escala.

“A migração é uma questão que toca a alma do Papa Francisco. Ainda há muito que fazer para resolver o que está acontecendo no Mediterrâneo, onde se estima que mais de 2.500 pessoas morreram este ano na tentativa de chegar a Europa pelo mar", disse o diretor-geral da FAO após a reunião.

O pontífice e Graziano da Silva também falaram sobre os atuais esforços de paz em curso tanto na Colômbia, como na República Centro-Africana e expressaram a firme esperança de que se adotem soluções duradouras capazes de resolver os conflitos nesses dois países.

Impulsionar o desenvolvimento rural para combater a migração

Graziano da Silva salientou também como a FAO tem o interesse em aumentar os investimentos em segurança alimentar, desenvolvimento rural sustentável e nos esforços para adaptar a agricultura às mudanças climáticas. Segundo o diretor-geral, essas medidas vão ajudar a criar as condições para que as pessoas, principalmente os jovens, não sejam mais forçados a abandonar suas terras para procurar uma vida melhor em outro lugar.

O diretor-geral explicou ao Papa Francisco a posição da FAO sobre a questão da migração e os esforços destinados a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a comunidade internacional assumiu, incluindo a erradicação da fome até 2030.

Graziano da Silva também falou com o Papa Francisco sobre a preocupação dos impactos que El Niño está gerando em diversas áreas do mundo, como secas e inundações. Na última quarta-feira a Força Tarefa de Alto Nível da ONU sobre Segurança Alimentar e Nutricional Mundial, da qual Graziano da Silva é vice-presidente, realizou uma reunião especial sobre El Niño.

O diretor-geral da FAO informou que nesse sentido a FAO realizará duas reuniões de alto nível para avaliar o alcance do El Niño no “Corredor Seco” da América Central e na África, Ásia e Pacífico nos próximos dias 30 de junho e 06 de julho de 2016, respectivamente.

O diretor-geral da FAO também chamou a atenção sobre como as mudanças climáticas em todo o mundo estão colocando em risco a vida de milhões de agricultores familiares, muitos dos quais dependem fortemente da agricultura de subsistência.

Graziano da Silva ressaltou ainda que a resposta aos impactos das mudanças climáticas exige que se invista na melhoria da capacidade das comunidades rurais pobres para que elas tenham acesso a terra, crédito e outros recursos, além de se garantir, ao mesmo tempo, que sejam adotados serviços básicos como água, saneamento, saúde, educação, infraestrutura, transportes e eletricidade.

O Papa Francisco expressou sua preocupação com a atual burocracia nas organizações internacionais e disse que dentro do sistema das Nações Unidas se deveria trabalhar mais a fundo no benefício dos países membros.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ