Doe Agora!

Guterres pede que líderes se comprometam com democracia

No Dia Internacional da Democracia, lembrado em 15 de setembro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que líderes fortaleçam a sociedade civil, o empoderamento das mulheres e a manutenção da lei


Guterres pede que líderes se comprometam com democracia

António Guterres. Foto: Mark Garten/ONU

No Dia Internacional da Democracia, lembrado em 15 de setembro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que líderes fortaleçam a sociedade civil, o empoderamento das mulheres e a manutenção da lei. Ele lembrou que a prevenção de crises ajuda a tornar as sociedades mais resilientes.

Leia abaixo a íntegra da mensagem:

O Dia Internacional da democracia é uma oportunidade para reafirmar ao mundo os valores consagrados na Carta das Nações Unidas: paz, justiça, respeito, direitos humanos, tolerância e solidariedade. Ainda assim, em muitas sociedades ao redor do mundo há uma crise de fé. Globalização e progresso tecnológico ajudaram a retirar muitos da pobreza mas também contribuíram para a desigualdade e a instabilidade. Há uma crescente e profunda divisão entre as pessoas, assim como entre as pessoas e as instituições políticas que existem para representá-las. O medo está guiando muitas decisões. Isto é um perigo para a democracia.

É tempo de reconstruir as relações entre as pessoas e os líderes, nacionais e internacionais. É tempo para que os líderes ouçam e mostrem que se importam, com seus cidadãos, com a estabilidade global e com a solidariedade da qual todos nós dependemos. E é tempo para toda comunidade internacional enfrentar uma de suas maiores deficiências: nossa inabilidade de prevenir crises.

Para trabalhar confiavelmente pela prevenção, precisamos dar maior apoio aos países em seus esforços de fortalecer suas instituições democráticas e tornar suas sociedades mais resilientes e fortes. Em alguns países, uma perigosa ilusão tem se difundido, de que a democracia é uma contradição para a estabilidade ou a prevenção de conflito. Ao contrário: ao destruir instituições democráticas, ao suprimir a sociedade civil, ao minar a regra da lei e dos direitos humanos, regras autoritárias criam condições para que ideologias extremistas e atividades terroristas prosperem. Isto inibe as sociedades de desenvolver canais pacíficos e instrumentos efetivos para a resolução de denúncias e outros desafios. Do mesmo modo, derrubar um ditador ou realizar eleições numa situação de pós conflito não significa que a democracia irá florescer por si só. Ela requer liderança na garantia de que democracias emergentes e em desenvolvimento são apoiadas, para que possam ser bem sucedidas. Ela requer fortalecimento da sociedade civil, empoderamento das mulheres e a manutenção da regra da lei.

Estas são as condições que permitem que a democracia, a estabilidade e a paz prevaleçam. Neste dia, vamos nos dedicar a estes valores consagrados na Carta da ONU – sem critérios duplos, com comprometimento total e com total transparência.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ