Doe Agora!

Há 13 anos Lula anunciava a criação da Unipampa


Há 13 anos Lula anunciava a criação da Unipampa

Foto: Ricardo Stuckert

Do PT

Há 13 anos atrás, no dia 27 de julho de 2005, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitava a cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, para anunciar a criação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Nessa mesma data ele ainda tomou o café-da-manhã com crianças atendidas pelo programa Fome Zero, que mais tarde foi integrado ao Bolsa Família.

Formalizada em 2008 pela Lei 11.640, a Unipampa foi criada com o objetivo de avançar com a expansão das universidades federais pelo interior do Brasil, além de estimular o desenvolvimento regional.  Em 2017 foi considerada a quinta melhor instituição deensino superior gaúcha, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC.

No dia 18 de março de 2018, o campus de Bagé recebeu novamente uma visita do ex-presidente Lula, marcando a primeira parada da quarta etapa da caravana Lula pelo Brasil, que percorreu todos os estados da região sul do país.

Ricardo Stuckert

Lula toma café com crianças atendidas pelo Fome Zero

Atualmente, a universidade tem campi em Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel,  Uruguaiana e Bagé.

A expansão da educação pública superior, com a criação da Unipampa, além de concretizar um antigo sonho da população, permitiu que a juventude, ávida de conhecimentos, permanecesse em sua região de origem e adquirisse as informações necessárias para impulsionar o progresso local.

Em dez anos, o polo educacional incrementou o movimento econômico e social do município, que se tornou culturalmente mais diversificado, beneficiando os negócios e proporcionando uma troca entre alunos de diferentes estados em uma região eminentemente rural.

Se antes os filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais tinham de sair de suas cidades e municípios em busca de educação superior de qualidade e gratuita, hoje a realidade é a de jovens que podem permanecer em suas regiões e, depois, desenvolver suas atividades ali mesmo. Mais do que desenvolvimento, a Unipampa levou sonhos e a possibilidade de um futuro melhor.

Kamilla Ferreira/Agência PT

Bruna Delgado, moradora de Bagé

É prova viva desse processo a história de Bruna Delgado Jorge, 19, moradora de Bagé. Filha de uma empregada doméstica em uma família com mais quatro irmãos, sempre sonhou e foi incentivada pela mãe a frequentar a universidade, mas a impossibilidade de manter-se estudando em outra cidade parecia tornar seu projeto impossível.

“Eu sempre quis ter a oportunidade de entrar na universidade, e minha mãe sempre falou que no tempo dela não havia as oportunidades que temos hoje, então ela pediu que eu aproveitasse”, contou ela na semana em que Lulavisitou sua universidade.

“No Ensino Médio tive uma dificuldade com professores de Português. Eu sempre fui apaixonada pela área, só que não tivemos professores em boa parte dos anos”, lembrou Bruna. Motivada pela experiência, a jovem decidiu cursar Letras justamente para poder, ela mesma, mudar a realidade da região. “Isso me levou a procurar como seria o curso, para não deixar que isso acontecesse com ouras pessoas, com outros alunos.”

Com mais de dez mil alunos de graduação e outros mais de mil na pós-graduação, a Unipampa oferece em seus campi quase 70 cursos de graduação, quatro doutorados, cerca de vinte mestrados e mais de 30 especializações.

Segundo o INEP, a Unipampa, entre as instituições públicas, conta com o melhor curso de graduação em Ciências Econômicas do Brasil, e se destaca também na área de Ciências Agrárias, com pesquisas sobre produção agropecuária e inovações no setor primário, além de grupos no campo das Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas.

A universidade não se mantém apenas no campo do ensino e apresenta também 122 grupos de pesquisa certificados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Da redação da Agência PT de notícias

RECOMENDADAS PARA VOCÊ