Doe Agora!

Há 19 anos, 100 mil marchavam contra governo FHC


Há 19 anos, 100 mil marchavam contra governo FHC

Da Fundação Perseu Abramo

Oito meses após o início de seu segundo mandato, o presidente reeleito Fernando Henrique Cardoso enfrentava uma grande manifestação contra seu governo. O ato organizado por entidades da sociedade civil, sindicatos e partidos de oposição reuniu cerca de 100 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios em protesto contra as privatizações e a negligência do governo com casos de corrupção. Embora o comando do PT tivesse vetado a palavra de ordem “Fora FHC”, manifestantes exibiram faixas com a expressão.

Os números de participantes da marcha são controversos. A polícia do Distrito Federal calculou a multidão em 40 mil manifestantes. Uma vista aérea produzida pelas redes de televisão sugeriu que eram pelo menos 75 mil. Os organizadores calcularam cem mil pessoas, número pelo qual a manifestação ficou conhecida.

O presidente Fernando Henrique classificou a marcha de golpista, comparando-a às que antecederam o golpe militar.

Logo nos primeiros dias após a posse do presidente reeleito, ficou claro que era insustentável manter a paridade entre o real e o dólar. Embora o Plano Real tenha sido exitoso no combate à inflação, os juros elevadíssimos e o câmbio fixo produziram uma situação insustentável, com altos déficits nas transações correntes, que passaram de 0,3% do PIB, em 1994, para 3,34% em 2006. No auge da crise de 1998 alcançou 4,43% do PIB. O dólar sobrevalorizado fortaleceu os setores importadores da economia, prejudicando a indústria nacional e os exportadores, cujos produtos perderam competitividade. O governo mantinha o real sobrevalorizado para não afetar as chances de reeleição do presidente Fernando Henrique. A Marcha dos 100 mil, em agosto, foi apenas a primeira grande manifestação contra o governo. A popularidade de FHC, conquistada pelo êxito do Plano Real no primeiro mandato, caiu ao longo do segundo período, não permitindo que o presidente elegesse seu sucessor em 2002.

Memória e documentação
Esse texto é um trabalho do Memorial da Democracia, o museu virtual do Instituto Lula dedicado às lutas democráticas do povo brasileiro.

O Centro Sérgio Buarque de Holanda de Documentação e História Política tem imagens da Marcha dos 100 Mil e mais:

– 110 metros lineares de documentação textual (equivalente a mais de 900 caixas-arquivo)
– 300 adesivos
– 1.970 cartazes
– 8.040 fotogramas em folhas de contato fotográfico
– 745 diapositivos
– 21.450 fotografias
– 24.030 negativos
– 1.450 fitas audiomagnéticas
– 1.410 registros audiovisuais em diferentes formatos
– 80 bandeiras e faixas
– 1.000 broches
– 200 camisetas

RECOMENDADAS PARA VOCÊ