Doe Agora!

Há 20 anos, governo Lula criava o 'Conselhão'

Criado em 2003 e extinto em 2019, a instância, recriada pelo atual governo Lula, serve como uma interlocução entre o governo e a sociedade civil


Há 20 anos, governo Lula criava o 'Conselhão'

Presidente Lula durante a cerimônia de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social. Foto: Ricardo Stuckert

Criado por lei em maio de 2003, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social teve uma experiência de sucesso em seus mais de 15 anos de existência, até ser extinto em 2019. 

Recriado agora no mês de maio de 2023, o novo Conselho ganhou em seu nome o termo “Sustentável”, para chamar atenção sobre a potencialidade ambiental do país no atual cenário de mudanças climáticas. 

A recriação do Conselho fortalece as instituições e a democracia brasileira, contribuindo para a representação da sociedade brasileira, em sua complexidade, heterogeneidade e diferentes visões de mundo no processo de formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico social sustentável. 

Tradicionalmente o Conselhão é  integrado por representantes da sociedade civil de diversos segmentos, em uma composição ampla e plural. No novo formato, pretende ser ainda mais representativo da sociedade, contando com cidadãs e cidadãos de diferentes grupos e classes sociais, com aumento da participação feminina e maior busca por diversidade étnico-racial e territorial.

Os novos conselheiros, 246 no total, sendo 40% mulheres, participarão de debates qualificados, que subsidiarão a formulação de políticas públicas sobre o tema, em assessoramento direto ao Presidente da República.

Para Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), a grande tarefa do Conselhão, que é a mesma do governo federal, é enfrentar as desigualdades de frente e melhorar a vida de todos, especialmente, dos mais pobres.

“O Conselhão voltou e temos a responsabilidade de recriar não só aquilo que a gente já fez, mas fazer muito mais. Nós temos tudo para assumir um grande protagonismo no mundo”, disse Padilha.

Sessão Inaugural do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). Foto: Ricardo Stuckert 

Os novos conselheiros, 246 no total, sendo 40% mulheres, participarão de debates qualificados, que subsidiarão a formulação de políticas públicas em assessoramento direto ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. 

Leia também: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social mostrou que convivência de divergências é possível 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ