Doe Agora!

Há uma década: Mais Alimentos impulsiona agricultura familiar


Há uma década: Mais Alimentos impulsiona agricultura familiar

Foto: Ricardo Stuckert

Em 3 de julho de 2008 o presidente Lula lançou o Mais Alimentos, uma linha de crédito de estímulo aos agricultores familiares. O programa faz parte do Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O Pronaf estimula a geração de renda e otimiza o uso da mão de obra familiar, destinando empréstimos a juros baixos para investimentos em infraestrutura na propriedade rural.

Com o Mais Alimentos, pequenos produtores puderam ampliar sua produção. Só nos cinco primeiros anos, mais de 400 mil famílias foram beneficiadas pelo programa, com R$ 15,5 bilhões em crédito para compra de tratores, veículos de transporte, colheitadeiras, resfriadores de leite e investimento em projetos de correção e recuperação de solo, melhoria genética e irrigação.

Em 2012, em entrevista ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o agricultor Pedro Neres revelou ter aumentado em 20 vezes a produção diária de leite com o Mais Alimentos. Com o recurso, o agricultor comprou uma ordenhadeira mecânica, um tanque de resfriamento e matrizes leiteiras. “Agora, gasto a metade do tempo que utilizava antes ordenhando. A tendência é reduzir esse processo ainda mais”. Os efeitos são sentidos na mesa do brasileiro: hoje, 70% do alimento consumido no país vem da agricultura familiar.  

Além do objetivo de impulsionar a modernização e o aumento da produtividade nas propriedades rurais, o Mais Alimentos também visa promover a segurança alimentar, estimulando uma alimentação mais saudável e com menos agrotóxicos. Ao incentivar empresas a nacionalizar componentes da produção para se adequar aos critérios do programa, o Mais Alimentos também resultou na geração de empregos no setor. 

Além do Mais Alimentos, o site Brasil da Mudança resgata os outros projetos e políticas adotados durante os governos Lula.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ