Doe Agora!

"Idéia é dar nova dinâmica ao PNE"

Ouça entrevista do ministro Renato Janine Ribeiro com jornalistas após reunião no Instituto Lula


"Idéia é dar nova dinâmica ao PNE"

Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

"A reunião foi muito boa, basicamente a ideia é dar uma dinâmica nova ao Plano Nacional de Educação, insistindo que ele é uma preocupação da sociedade". Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação, conversou com os jornalistas após reunião no Instituto Lula nesta sexta-feira (LINK) e explicou a importância de uma discussão madura sobre o plano e também respondeu a dúvidas sobre o Fies. Ouça a fala completa de Renato Janine Ribeiro ao final deste texto.

Fazer com que a sociedade, incluída aí a militância política em educação, participe dos avanços e dê uma nova dinâmica ao Plano Nacional de Educação. Esse foi o tema principal do encontro. "Nossa conversa foi muito clara no sentido de como fazer que o Plano Nacional de Educação seja o mais bem sucedido possível e como contribuir para que o governo supere as dificuldades do momento para fazer um belo governo, sobretudo na questão da educação".

O ministro lembrou que o aperto orçamentário acontece apenas neste ano, mas o plano vai até 2024. "Mais de cinco mil municípios, 90% do total, já aprovaram o Plano Nacional de Educação em suas câmaras. O importante [agora] é ter planos discutidos maduramente".

Fies

Renato Janine Ribeiro explicou as adequações feitas no Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil. A faixa de renda familiar dos estudantes que podem entrar no programa não é mais de 20 salários mínimos (quase R$ 16 mil) e um novo valor máximo será definido, mas ainda assim há uma atenção especial para os estudantes de Medicina, curso mais caro do que a média. O ministro também explicou que há uma prioridade nos cursos das áreas de saúde, educação e das engenharias, assim como nos cursos com melhores avaliações pelo MEC e nos estados com menores indicadores econômicos.

Ouça a entrevista completa abaixo:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ