Doe Agora!

"Incomoda muita gente um projeto que permitiu que o pobre estudasse"


"Incomoda muita gente um projeto que permitiu que o pobre estudasse"

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (5), em Brasília, do encerramento da 5º Conferência Nacional do Conselho de Segurança Alimentar (Consea). Lula fez uma forte defesa das políticas sociais do seu governo e do governo Dilma e lembrou figura importante para o combate à fome no Brasil, como o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, Josué de Castro, Dom Mauro Morelli, e José Gomes da Silva, que elaborou no Instituto Cidadania a primeira versão do projeto Fome Zero, que seria iniciado no governo Lula pelo seu filho, José Graziano, atual diretor-geral da FAO, das Nações Unidas. O ex-presidente também criticou fortemente a proposta de corte nos recursos do Bolsa Família para 2016 feita no Congresso Nacional. 

O Bolsa Família e programas Luz Para Todos foram lembrado como exemplo de um governo preocupado com os mais pobres. "Para quem tem de sobra, isso não vale nada. Mas para quem tem nada, foi quase um milagre nesse país."

Sobre a conferência, Lula disse que "incomoda muita gente um governo que tem um projeto que convida as pessoas para participar da definição das políticas."   publicas." Lula criticou os que pedem o impeachment da presidenta "Se eles querem ter um presidente da República, aprendam a exercer a democracia e ganhem as eleições que nem nós ganhamos.""

Lula também lembrou que "Incomoda muita gente saber que esse foi o govenro que mais fez universidades nesse país, que permitiu que o pobre estudasse".

Sobre as eleições de 2018, garantiu que  "se estiver concorrendo com a gente um projeto conservador que queira desfazer o que fizemos nesse país, eu estarei na campanha, como cabo eleitoral ou candidato." 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ