Instituto Lula

Menu

Instituto Lula e Unasul promovem seminário em São Paulo nesta quarta-feira

13/05/2015 15:24

Fotografia: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O Instituto Lula, em parceria com a União das Nações Sul-americanas (Unasul), realiza nesta quarta-feira (13), às 10h, o seminário “A integração das cadeias produtivas na América do Sul”, em São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente da Colômbia e atual secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, abrem o colóquio. Veja aqui a entrevista de Samper para o site do Instituto Lula: http://www.institutolula.org/os-proximos-passos-na-integracao-da-america-do-sul

O objetivo é discutir com representantes do parlamento, da sociedade civil e das universidades a política da Unasul para a integração produtiva da América do Sul. O seminário, organizado pela Iniciativa América Latina, do Instituto Lula, terá o ex-ministro e atual diretor Luiz Dulci, como coordenador. Segundo Dulci, a importância do seminário está em “debater concretamente as chamadas cadeias de valor, que são fundamentais para o avanço da integração econômica na América do Sul”.

O evento também contará com a presença da secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), Alícia Bárcena, que fará uma palestra com o tema: “América Latina: integração produtiva, desenvolvimento regional e igualdade social”. Em seguida, haverá o painel “A integração das cadeias produtivas na América do Sul: os setores automotivo,  petróleo e gás e energético” com o ex-presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e atual presidente do Grupo FarmaBrasil (GFB), Reginaldo Arcuri, e o diretor do Instituto de Economia da Unicamp, Fernando Sarti.

O assessor da Secretaria Geral da Unasul, Juan Salazar, falará sobre “A integração das cadeias produtivas na América do Sul: avanços alcançados e tarefas pendentes”. E, em seguida, o painel “A integração das cadeias produtivas na América do Sul: desafios financeiros  e infraestrutura física”, com o representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no Brasil, Victor Rico, e a ex-secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do  Ministério do Planejamento, Esther Bermerguy de Albuquerque. 

O seminário é só para convidados e será transmitido ao vivo pelo site do Instituto Lula.