Doe Agora!

Instituto Lula lança na Bahia nova fase do Memorial da Democracia

Lançamento da fase 3 acontece no dia 17 de agosto, em Salvador


Instituto Lula lança na Bahia nova fase do Memorial da Democracia

Museu digital das lutas democráticas do povo brasileiro agora traz também história do período de 2003 até 2010


Captura de Tela 2017-08-15 às 15.57.54.png

O povo brasileiro hoje tem liberdade para se expressar, para se organizar e se manifestar. Mas nem sempre foi assim. A democracia não caiu do céu. Demandou muita luta. Custou e custa o sacrifício de muitos brasileiros e brasileiras, desde os tempos do Brasil-Colônia até hoje.

O Memorial da Democracia, portal multimídia interativo do Instituto Lula, celebra essa história viva, escrita por todos que durante cinco séculos, lutaram pela justiça e pela liberdade.


Concebido por uma equipe de jornalistas, historiadores, educadores, artistas e pesquisadores, o Memorial é um espaço dedicado às lutas na construção de um país mais justo, livre e soberano. Seu objetivo é colocar à disposição de todos os brasileiros conteúdos dinâmicos sobre a longa caminhada desde a Colônia até o século 21 em busca de democracia com justiça social.


Lançado no final de 2015, o Memorial já contava com quatro períodos nossa história. Agora, o Instituto Lula lança um quinto período. Os anos de 2003 a 2010 foram anos de mais democracia e mais oportunidades. Salários e empregos cresceram e impulsionaram a economia brasileira, que bateu recordes de produção e de consumo. Uma parte da sociedade que antes não tinha voz passou a influenciar na sociedade, na cultura, a economia e no governo. Foi o boom da classe C.

Captura de Tela 2017-08-15 às 16.37.51.png


Captura de Tela 2017-08-15 às 16.10.37.png

O Memorial trata em profundidade dos temas culturais da época


Em todos os módulos, a navegação pode ser feita através da linha do tempo e dos extras. A linha do tempo oferece cartões em ordem cronológica com informações sobre os principais fatos e eventos. Trata-se da forma básica de navegação. Ela é complementada pelos extras, que mergulham mais fundo em alguns temas que não se prendem a datas específicas, atravessando períodos mais longos. O novo lançamento inclui 150 episódios e 5 extras. No total, o Memorial já tem mais de 900 episódios e 40 extras.


O Memorial tem uma proposta multimídia, oferecendo aos visitantes textos, fotos, charges, desenhos, cartazes, panfletos e documentos, fac-símiles de notícias da imprensa, exemplares virtuais de jornais, áudios com trechos de canções e discursos, segmentos de filmes e vídeos etc. No caso dos Extras, a linguagem é intencionalmente mais leve e lúdica, buscando dialogar com o público jovem.


Guia do educador

Construído em parceria com o Projeto República, da Universidade Federal de Minas Gerais, o Memorial da Democracia vai ganhar ainda neste ano um “guia do educador”. Concebido na UFMG, esse guia será direcionado a professores que desejam usar o conteúdo multimídia do Memorial nas salas de aula. Além dos guias impressos, o material ficará disponível para download gratuito na internet.


Data e local

Dia 17 de agosto, 18h

Praça Sul - Arena Fonte Nova - Entrada do DiqueLadeira da Fonte das Pedras, s/n - Nazaré, Salvador

Transmissão ao vivo: facebook.com/lula


Memorial na REDE

http://memorialdademocracia.com.br/

https://www.facebook.com/MemorialDaDemocraciaBrasil/

https://twitter.com/sejademocracia/

https://www.instagram.com/memorialdademocracia/



geral.jpg

RECOMENDADAS PARA VOCÊ