Doe Agora!

Instituto Lula lança Observatório de Políticas Públicas

Site reunirá artigos de especialistas para prontas respostas sobre políticas públicas


Instituto Lula lança Observatório de Políticas Públicas

Desde sua criação, em 2011, é missão do Instituto Lula dedicar parte de seus esforços para compartilhar e subsidiar a construção de políticas públicas e privadas, que busquem a inclusão social, a redução das desigualdades, a erradicação da extrema pobreza e o avanço da democracia.

Essa missão está registrada em nossos estatutos.Ela se torna ainda mais importante no atual cenário nacional, marcado por golpes e retrocessos. Não por acaso, nos últimos anos o Instituto Lula tem sido alvo de uma orquestrada campanha para que abandone a defesa do legado do governo Lula e se abstenha de criticar os recuos patrocinados pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

Porém, fiel aos seus objetivos e estatutos, o Instituto Lula manteve seu compromisso com os princípios que levaram à sua construção. Desenvolvemos ao longo destes sete anos os projetos “Iniciativa África e “Iniciativa América Latina, que realizaram incontáveis atividades até aqui. Também colocamos no ar o site Memorial da Democracia”, que se consolida como um espaço público relevante de preservação da história da luta do povo brasileiro pelas liberdades democráticas.

Além disso, o Instituto também se ergueu como o local de conservação dos arquivos e da memória do governo Lula, tarefa mais que essencial diante dos ataques que sua história sofre cotidianamente.

Agora apresentamos o Projeto “Observatório de Políticas Públicas. Ele é mais um espaço de defesa do legado histórico do governo Lula e de denúncia da destruição de direitos conquistados pelos brasileiros e brasileiras.

O “Observatório” é um site no portal do Instituto Lula para prontas respostas sobre temas e questões da atualidade relacionados com as políticas públicas. Textos curtos e objetivos, de preferência inéditos, com argumentos e dados que fortaleçam os movimentos sociais, a sociedade civil e a democracia.

A rede de colaboradoras e colaboradores será ampla, a envolver todo o campo suprapartidário da sociedade civil e do movimento sindical e popular que apoiou e deu sustentação histórica à luta democrática por mais direitos sociais.

Queremos contar com a contribuição de pesquisadores e intelectuais, de professores e autoridades que se disponham a participar. Convidamos para esse espaço as gestoras e os gestores que conheçam práticas inovadoras e/ou exitosas de Governança Participativa, em âmbito municipal ou Estadual. Vamos abrir espaço para as lideranças dos movimentos sociais e a todas e todos que tenham interesse em contribuir para este debate público.

O “Observatório de Políticas Públicas terá uma rede de colaboradores voluntários para sugerir pautas, apresentar artigos e contribuir para este processo de debate público, essencial para resgatarmos o Brasil mais inclusivo que ajudamos a construir.

Pedimos que você desde já acompanhe, divulgue e compartilhe nossas publicações e faça sugestões para o “Observatório de Políticas Públicas”. Sua colaboração será essencial para o sucesso deste projeto.

A primeira contribuição para o Observatório é do ex-ministro Aloizio Mercadante. Ele faz uma síntese inicial sobre a situação das políticas públicas brasileiras

Instituto Lula, novembro de 2017

RECOMENDADAS PARA VOCÊ