Doe Agora!

Instituto Lula participa de Conferência na Costa do Marfim


Instituto Lula participa de Conferência na Costa do Marfim

Foto: Divulgação

O diretor para a África do Instituto Lula, Celso Marcondes, será um dos palestrantes da “Conferência Internacional sobre a Emergência da África”, que se realizará de 18 a 20 de março em Abidjan, capital da Costa do Marfim.

Uma iniciativa do governo marfinense, a Conferência é também uma realização da União Africana, do Banco Mundial, do PNUD e do Banco Africano de Desenvolvimento. Nos três dias de trabalho ela pretenderá estimular os intercâmbios sobre a problemática da emergência e das dinâmicas que permitiram as transformações econômicas e sociais ocorridas nos países emergentes.

A nota convocatória da Conferência lembra que o continente africano tem crescido a uma taxa média de 5% desde o começo do século XXI, apesar da crise econômica internacional iniciada em 2008. Mas a nota também registra que o ritmo de diminuição da pobreza e das desigualdades sociais ainda é muito lento.

Desta contradição nasceu a necessidade do aprofundamento do debate e da troca de experiências a que se propõe a Conferência, que será aberta pelo presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara.

Na primeira plenária a mesa será composta pela presidenta da União Africana, Dlamini-Zuma; pelo representante especial do governo da China, Zhang Ming; pelo presidente do Banco Africano do Desenvolvimento, Donald Kaberuka e pelo vice-presidente do Banco Mundial para a África, Makthar Diop.

Nas demais plenárias e grupos de trabalho estarão presentes ministros e autoridades de todos os países africanos, entre eles Thabo Mbeki, ex-presidente da África do Sul e Mamadou Lamine Loun, ex-primeiro-ministro do Senegal.

Celso Marcondes, falará na sessão plenária presidida por Michel Candessus, ex-diretor do FMI e Tertius Zongo, ex-primeiro-ministro de Burkina Faso. O tema da palestra de Marcondes será “A experiência do Brasil em matéria de transformação estrutural”. Na mesma mesa, contando sobre as experiências exitosas em seus países estarão representantes do México, Índia, Tunísia, Ilhas Maurício e Costa do Marfim.

O segundo representante do Brasil no evento será Sergei Soares, presidente do Ipea, que falará em outra sessão.

Também participarão das plenárias e grupos de trabalhos, os representantes de Japão, Turquia e da Malásia, além de dirigentes de diversos organismos multilaterais, como o PNUD, o BID e a OCDE.

O site do Instituto Lula vai acompanhar o desenrolar da Conferência.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ