Doe Agora!

Lula: “A escola tem que fazer parte da vida das pessoas como a novela faz”

Ex-presidente recebeu o ministro Mangabeira Unger, o prefeito Fernando Haddad e secretários de cidades da Grande São Paulo


Lula: “A escola tem que fazer parte da vida das pessoas como a novela faz”

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Nessa terça-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu Mangabeira Unger, ministro-chefe da secretaria de assuntos estratégicos da presidência da república, Fernando Haddad, prefeito de São Paulo e ex-ministro da educação, os secretários da capital paulista Gabriel Chalita (educação) e Alexandre Padilha (relações governamentais), secretários municipais de educação de cidades da Grande São Paulo governadas pelo PT e diretores do Instituto Lula. 

O ex-presidente Lula afirmou ter “certeza de que a gente está no caminho certo” e reafirmou o que já havia dito no encontro com o ministro da educação, Renato Janine Ribeiro: “Temos que transformar o PNE em um instrumento político”. “A escola tem que fazer parte da vida das pessoas da mesma forma que a novela faz, que a igreja faz”, afirmou.  

Leia mais sobre a reunião anterior: http://www.institutolula.org/lula-plano-nacional-de-educacao-e-chance-de-iniciar-uma-revolucao-neste-pais 

O ministro apresentou os pilares da “Pátria Educadora”, eixo de ação do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, é “necessário engajar muitas vozes na construção do projeto”. Mangabeira explicou quais são os principais objetivos e desafios do plano. É necessário, afirmou, elevar a qualidade do ensino, criar um sistema nacional de educação, cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecer uma cooperação entre os entes federativos (união, estados e municípios), entre outras medidas. “Proponho ousadia, não copiar currículos de ensino estrangeiros; proponho nos colocar na vanguarda”, disse. Os participantes debateram as propostas do ministro sobre educação e os desafios da educação brasileira nos próximos anos. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ