Doe Agora!

Lula comentarista da Copa estreia esta segunda

Apaixonado por futebol, o homem que melhor fala a língua do povo será atração do Papo com Zé Trajano, programa da TVT e da Rádio Brasil Atual, que ficará no ar das 18h às 19h, de segunda a sexta


Lula comentarista da Copa estreia esta segunda

Por Érica Aragão
Para o Portal da CUT 

Mesmo preso político em Curitiba há mais de 60 dias, o ex-presidente Lula vai estrear na próxima segunda-feira (18), como comentarista da Copa do Mundo da Rússia, no Papo com Zé Trajano, programa da TVT e da Rádio Brasil Atual.

Apaixonado por futebol, o corintiano foi convidado para trabalhar na cobertura do maior evento de futebol do planeta. E foi essa paixão do ex-presidente que trouxe a Copa do Mundo para o Brasil que levou os jornalistas a ter a ideia e fazer o convite, como conta o âncora do programa, José Trajano.

 “Quando e eu e meus ex-companheiros da ESPN estávamos pensando sobre o formato do programa pensei: por que não termos o maior amante do futebol como comentarista do ‘Papo com Zé Trajano’?”, lembrou.

Segundo o jornalista, Lula vai escrever as suas impressões sobre os jogos, a produção do programa vai colocar a legenda na tela com aspas e um locutor vai ler para os telespectadores os comentários.

“O programa não será exibido via redes sociais, como Facebook e Youtube, porque as imagens dos jogos são exclusivas da Globo, mas nós teremos os gols e imagens feitas por repórteres parceiros do nosso programa direto da Rússia”, explicou Trajano, que prometeu: “Será um programa diferente do que você vê nas mídias tradicionais”.

O programa, que tem apoio da CUT, FUP e CNM, contará as histórias dos jogadores, mostrará as estrelas das rodadas e os grandes gols de outras Copas, como o famoso gol do Uruguai no jogo contra o Brasil no Maracanã no final da Copa de 1950.

E a equipe do jornal, formada só com amigos do Trajano, tem também um significado especial. Helvídio Mattos, Roberto Salim, Edu Souza, Edson Leal, Rui Ogawa, Milly Lacombe, Lúcio de Castro, Cláudio Grillo e PH já fizeram cobertura de mundiais juntos e, no Papo com Zé Trajano farão uma participação especial, colaborativa.

O programa também será interativo e as pessoas poderão participar das enquetes e dar palpites sobre os resultados dos jogos.

A outra novidade é que o programa passará de 15 minutos para 1 hora a partir da próxima segunda (18), na estreia do Lula e terá 60 minutos até o final da Copa, dia 15 de julho.

O Papo com Zé Trajano é veiculado ao vivo direto da casa do apresentador pelo canal 44.1 HD na TV digital ou pelo site tvt.org.br, de segunda a sexta, das 18 às 19 horas, e será retransmitido pelas rádios Brasil Atual e Brasil de Fato.

Sobre mais essa parceria da CUT com a TVT, o secretário de Comunicação da CUT, Roni Barbosa, destaca que a Central está sempre junto do trabalhador.  E o debate sobre a Copa do Mundo é um dos preferidos pela classe trabalhadora nesta época.

“O futebol é um esporte muito amado pelos brasileiros e pelas brasileiras. E ter Lula, o operário que virou o presidente mais querido da história do Brasil, comentando os jogos da Copa do Mundo na Rússia será como ter um papo diário, de trabalhador para trabalhador”.

O coordenador-Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Simão Zainardi, destacou a importância do futebol para a cultura brasileira e o amor dos trabalhadores por Lula para justificar a parceria feita entre a entidade e a TVT.

 “Os brasileiros amam o futebol, Lula é apaixonado e nós amamos o Lula. É um jogo que vai dar certo”.

Segundo Simão Zainardi, mesmo com o ex-presidente privado de sua liberdade, suas ideias serão transmitidas para todo o País.

“Foi uma goleada”, diz o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), Paulo Cayres, o Paulão, que bem humorado complementou: “Nunca antes na história desse país, um ex-presidente brasileiro foi comentarista em uma Copa do Mundo. E não é qualquer um, é o mais querido”.

Legal e justo

REPRODUÇÃO YOUTUBEReprodução youtube

Sobre a legalidade de Lula ser comentarista da TVT da Copa do Mundo, apesar de estar preso, questionamento feito por setores da direita nas redes sociais, é importante lembrar que estamos em uma Democracia e os presos podem se comunicar, via carta, com amigos e parentes, lembra Trajano.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo nesta sexta-feira (15) o advogado Francisco Monteiro Rocha Junior explicou que “a comunicação com pessoas fora da prisão por meio de cartas não é proibida e qualquer pessoa presa pode se comunicar com amigos e família. Neste caso, sendo o Trajano amigo dele, não existe nenhum impedimento legal”.

Segundo ele, nem mesmo o conteúdo das cartas poderá sofrer algum tipo de censura. “Se não houver nada relacionado a atos ilícitos, qualquer assunto fica liberado e o ex-presidente pode falar de tudo: dia a dia, questões políticas, futebol. Não há na lei nada que o impeça de tocar em determinado assunto nessas correspondências”.

Convite feito para o público

O jornalista José Trajano divulgou a participação do Lula em seu programa em todas as redes sociais

RECOMENDADAS PARA VOCÊ