Doe Agora!

Lula diz não ao golpe em encontro com comunidades tradicionais de MG


Lula diz não ao golpe em encontro com comunidades tradicionais de MG

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Uma noite de muita cultura reuniu diversas comunidades tradicionais do Norte de Minas Gerais para homenagear o escritor montes-clarense Darcy Ribeiro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Os "geraizeiros", conjunto que engloba quilombolas, indígenas, vazanteiros e outros movimentos estiveram presentes no Encontro dos Povos das Gerais, que também contou com a participação do governador Fernando Pimentel.

Lula abriu seu discurso agradecendo o povo de Minas Gerais, que fez uma "revolução silenciosa, dando a vitória para o Pimentel e para a Dilma e principalmente nesta região que onde a Dilma teve a maior votação do estado". 

"Disseram que aqui era uma homenagem pra mim, mas sou eu que tenho que homenagear voces, se não fossem vocês, nós nao teríamos feito a revolução social que foi feita neste país".

O ex-presidente rechaçou a tentativa de golpe e disse: "nós sabemos o significado do golpe, se quiserem ocupar o lugar da presidenta, disputem as eleições e conquistem a maioria dos votos". 

Lula afirmou ainda que governou para provar que "a ascensão do povo brasileiro precisava só de uma oportunidade para acontecer". O ex-presidente lembrou que foi "massacrado por ter criado o bolsa-família, para dar um pouco de dinheiro para as pessoas terem dignidade". Sobre as dificuldades econômicas, Lula afirmou que "esse momento difícil é passageio esse pais é muito grande e vai superar essa dificuldade".

Pimental também ressaltou a diferença do seu governo para os governos anteriores. "O povo das Gerais que está aqui, eu quero dizer: agora o estado é um só. É Minas e é Gerais. E agora vocês tem um governador amigo de vocês". Pimentel reforçou que "é com este povo que eu vou governar até o último dia do mandato e é com vocês que a presidenta Dilma vai governar até o último dia do mandato".

"Hoje é um dia muito emocionante para a família Ribeiro", disse Paulo Ribeiro, filho do escritor Darcy Ribeiro, em homenagem a seu pai. E completou: "presidente Lula, não só os povos dos Gerais, o Brasil está com você".

RECOMENDADAS PARA VOCÊ