Doe Agora!

Lula e presidenta da Câmara dos Deputados italiana discutem contexto atual do Brasil e da Itália


Lula e presidenta da Câmara dos Deputados italiana discutem contexto atual do Brasil e da Itália

Acreditar na participação política é o caminho para resolver muitos dos problemas atuais do Brasil e da Itália. Esta foi uma das conclusões da conversa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta da Câmara dos Deputados italiana, Laura Boldrini. Eles se encontraram nesta sexta-feira (29), no Instituto Lula, em São Paulo.

Boldrini, que depois de 25 anos trabalhando para as Nações Unidas resolveu entrar para a política, falou ao ex-presidente sobre a Itália e explicou as reformas que estão sendo feitas no país. Para Boldrini, valorizar a política como forma de resolução dos problemas é um passo importante para evitar a formação de um pensamento único. "A imprensa tenta construir a ideia de que todos os políticos são iguais", afirmou.

Lula também falou sobre a importância da valorização da política no atual contexto brasileiro. Ambos concordaram que é preciso valorizar a atividade e envolver a população nos processos de decisão. O ex-presidente falou das 74 Conferências Nacionais realizadas em seu governo e da necessidade de dar respostas às novas demandas da população. Ele explicou que as conquistas dos brasileiros nos últimos 12 anos provocaram um aumento e uma qualificação das demandas. Melhorar a qualidade do emprego e o sistema educacional são alguns dos principais desafios apontados pelo ex-presidente. 

Eles falaram ainda sobre a importância de debater o campo da esquerda e de como um diálogo entre as esquerdas europeias e latino-americanas pode ser proveitoso e deve ser intensificado.

Também participaram do encontro o embaixador da Itália no Brasil, Rafael Trombetta, e o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci.

Lula viaja na próxima semana à Itália para falar sobre o combate à fome e a pobreza em dois grande eventos internacionais. Saiba mais: http://www.institutolula.org/lula-viaja-a-italia-para-falar-sobre-combate-a-fome-e-a-pobreza

RECOMENDADAS PARA VOCÊ