Doe Agora!

Carta de Lula à Nissan sobre questão sindical


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta nesta terça-feira (8) ao presidente e ao executivo chefe de operações da empresa japonesa Nissan. Na mensagem, Lula comunica sua preocupação com os relatos de graves dificuldades impostas à filiação sindical na fábrica da Nissan em Canton, Mississippi, nos Estados Unidos. O ex-presidente lembra que  direito o de sindicalização é um direito humano universalmente reconhecido e uma exigência taxativa da Organização Internacional do Trabalho. Lula apela à alta direção da empresa no sentido de alterar esse tipo de prática anti-sindical que está se verificando em Canton.

Leia abaixo a carta na íntegra:

Sr. Carlos Ghosn
Presidente e CEO
Sr. Toshiyuki Shiga
COO
Nissan Motor Company, Ltd.

São Paulo, 4 de outubro de 2013

Prezados Senhores Ghosn e Shiga-san,
Considero a Nissan uma empresa global de destaque, que fabrica produtos da maior qualidade, e fico muito satisfeito que ela esteja operando unidades de montagem nos Estados Unidos, assim como em meu País.

Contudo, sinto-me obrigado a comunicar-lhes uma séria preocupação que me foi trazida com relação à resposta da Nissan aos esforços de sindicalização nos Estados Unidos.

Já recebi duas delegações de trabalhadores norte americanos da unidade da Nissan em Canton, Mississippi, que me relataram graves dificuldades impostas naquela fábrica às atividades sindicais.

Entendo que o grupo Nissan-Renault mantém relações respeitosas com os sindicatos no Brasil e em outros países. Porém, estou muito preocupado com a campanha anti-sindical que a Nissan tem feito nos Estados Unidos, considerando que o direito de sindicalização é um direito humano universalmente reconhecido e uma exigência taxativa da Organização Internacional do Trabalho, organismo das Nações Unidas, em várias de suas convenções oficiais.

Sendo assim, chega a ser difícil de acreditar – e me causa um sentimento de indignação – que a Nissan mantenha essa atitude de intransigência e intolerância em uma planta norte-americana, cabendo indagar se isso decorre de alguma decisão da própria empresa ou, mais grave ainda, se é fruto de intervenções inaceitáveis do governo dos Estados Unidos.

Apelo, portanto, ao mais alto nível de direção empresarial da Nissan, no sentido de alterar imediatamente esse tipo de prática anti-sindical, colocando-se em sintonia com os valores democráticos nas relações de trabalho que devem nortear todas as empresas nesse início de século 21, abolindo restrições e barreiras que eram próprias dos séculos anteriores ao século 20.

Agradeço sua atenção e espero iniciativas saneadoras.

Muito obrigado.

Luiz Inácio Lula da Silva

RECOMENDADAS PARA VOCÊ