Doe Agora!

Lula exalta lição de cidadania que os catadores dão à sociedade


Lula exalta lição de cidadania que os catadores dão à sociedade

O trabalho social e ambiental dos catadores de materiais recicláveis foi tema da inauguração da ExpoCatadores 2014, realizada na manhã desta segunda-feira (1), em São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que a categoria dá "uma lição de cidadania a este país".

No mesmo sentido, o prefeito Fernando Haddad afirmou que os catadores "ensinaram a sociedade a ver riqueza onde se via lixo". Haddad falou ainda do compromisso da cidade de São Paulo com uma economia sustentável e da política do município de inaugurar centrais mecanizadas de lixo, mas também qualificar as centrais manuais já existentes.

Lula lembrou sua primeira reunião com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o quanto as relações mudaram desde então. "Vocês aprenderam que a profissão que têm não é menor do que a de um médico ou engenheiro. Aprenderam a andar de cabeça erguida", disse.

Valquiria Candido da Silva, da coordenação do MNCR, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de lembrar a história do movimento e dos catadores.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ