Doe Agora!

Lula inaugura frigorífico na estrada do Pacífico


Lula inaugura frigorífico na estrada do Pacífico

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta segunda-feira (30) da cerimônia de inauguração do complexo frigorífico Dom Porquito, em Basiléia, interior do Acre. O ato também teve a presença do governador do estado, Tião Viana (PT), e dos governadores de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) e do Piauí, Wellington Dias (PT), além dos vice-governadores do Amazonas e de Rondônia.

Assista ao discurso de Lula:

O complexo frigorífico ajuda a articular a criação dos animais por pequenos e médios produtores para o mercado interno e a exportação, aproveitando a localização do complexo próximo às fronteiras da Bolívia e do Peru, na Estrada do Pacífico, que permite às mercadorias brasileiras chegarem aos mercados da Ásia.

O diretor-presidente do Frigorífico, Paulo Santoyo, lembrou da abertura do caminho para o Pacífico que criou oportunidades para o estado do Acre. “Esse frigorífico não estaria aqui se não tivesse essa rodovia, se não tivesse esse caminho do Pacífico. Quando Lula quis fazer essa rodovia, certamente teve uns 100 burocratas que devem ter dito para ele: ‘você está louco presidente’. E ao fazer essa estrada ele abriu oportunidades para o Acre”

O modelo de negócio, articulando produção agroindustrial e pequenos produtores cooperados no complexo de suinocultura, é semelhante ao do complexo Peixes da Amazônia, visitado pelo ex-presidente Lula em maio deste ano, e fazem parte de uma estratégia do governo do Acre para desenvolver a economia do estado fortalecendo as cadeias produtivas – da castanha, látex, e óleos para cosméticos, por exemplo – com agroindústria, cooperativas e pequenos produtores.

Os governadores presentes na cerimônia homenagearam o ex-presidente. Wellington Dias defendeu Lula dos ataques políticos que vem sofrendo. “O que você fez está guardado na memória e no coração do brasileiro. Por isso estão atacando você. Minha vó dizia que não se joga pedra em árvore que  não dá fruto.”

Ouça a fala de Lula no evento:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ