Instituto Lula

Menu

Lula no México: “Eu vim aqui dar um testemunho. É possível acabar com a fome do mundo”

19/04/2013 16:54

[gallery]O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na tarde desta sexta-feira (19) em Chiapas para o lançamento da Cruzada Nacional contra a Fome do governo do México, junto com o presidente Mexicano, Enrique Peña Nieto, a ministra de Desenvolvimento Social, Rosario Robles e o governador de Chiapas, Manuel Velasco.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

A iniciativa, uma das prioridades de Peña Nieto no seu início de mandato, é inspirada nos programas  e no compromisso do governo brasileiro no combate à pobreza.  "O programa Fome Zero no Brasil inspirou em boa medida a Cruzada Nacional contra a fome", declarou a ministra Robles. Peña Nieto destacou como o exemplo do Brasil inspira a iniciativa “você teve êxito e tirou 33 milhões de brasileiros da pobreza. Aqui estamos empenhados para 7 milhões e meio de mexicanos abandonem essa condição e tenham dignidade. “

Lula, com uma vestimenta  tradicional da região falou de como a experiência brasileira prova que é possível erradicar a miséria no mundo. “Eu vim aqui dar o meu testemunho. É possível terminar a fome no mundo. O que necessitamos são de governos comprometidos com os pobres. Os ricos não precisam dos governos. Quem precisa do governo são as pessoas pobres do mundo. “

O ex-presidente brasileiro disse que as críticas que as iniciativas de combate à pobreza estão recebendo no México são iguais as que ele recebia no começo do seu governo. E incitou Peña Nieto a ter no seu governo um compromisso permanente com os mais pobres “Este país tem tudo que seu povo necessita, e agora, presidente, eles tem você. Não falte com eles.”