Doe Agora!

Lula recebe alunos de colégio da Cidade Ademar


Lula recebe alunos de colégio da Cidade Ademar

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou na tarde desta quarta-feira (28) com um grupo de cinco alunos do Colégio São Francisco de Assis, da Cidade Ademar, bairro da periferia de São Paulo. A iniciativa foi da aluna Fabiana de Souza, de 14 anos, que cursa o 9º ano no colégio e está fazendo um trabalho sobre a vida do ex-presidente. A persistência e a iniciativa de Fabiana, cujo pai é professor da rede pública, acabaram motivando uma entrevista sui-generis em meio à agenda do ex-presidente.

Os alunos perguntaram ao ex-presidente se ele teme que, caso outro partido vença as eleições em 2018, os avanços sociais conquistados pelo PT possam retroceder. Perguntaram, ainda, como vai a situação da educação no país na opinião do ex-presidente.

Lula afirmou que “gostaria de dizer que ninguém tem coragem de mexer nos políticas sociais, mas eu não posso dizer isso, porque nesse país as pessoas humildes e mais pobres nunca foram levadas em conta pelos outros governantes”. E que acha complicado que adversários do PT queiram acabar com o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Luz para Todos, o Programa de Aquisição de Alimentos, entre outros programas.

Sobre a educação, o ex-presidente contou que tem debatido amplamente o Plano Nacional de Educação em suas agendas, e falou sobre as suas visitas recentes ao Piauí e à Bahia. Lula explicou as experiências exitosas que viu nos dois estados e reforçou a importância dos estudantes e pais interagirem mais com a escola. Ele citou a escola-modelo Didácio Silva, que conheceu no Piauí e a reunião com líderes de classe, que realizou na Bahia. 

Para conhecer mais as políticas públicas que mudaram a educação no país, acesse o site Brasil da Mudança. E para conhecer melhor o Plano Nacional da Educação, visite a página do PNE no site do Ministério da Educação.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ