Doe Agora!

Lula recebe movimentos nacionais dos catadores

Representantes da categoria lembraram da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, sancionada pelo ex-presidente


Lula recebe movimentos nacionais dos catadores

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula de Silva recebeu hoje (21) representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), da União Nacional de Empreendimentos de Catadores e  Catadoras de Matérias Recicláveis do Brasil (Unicatadores), em São Paulo. Lula recebeu convite para participar do primeiro dia da ExpoCatadores 2016, em Belo Horizonte. Trata-se de um dos mais importantes encontros sobre resíduos sólidos e educação ambiental do Brasil. 

Serão celebrados os 15 anos do MNCR, que hoje conta com mais de 80 mil filiados. Normalmente realizada em São Paulo, esta edição da Catadores acontecerá na capital mineira para relembrar o nascimento do movimento, cujo início se deu em BH e contou com a presença de Lula. 

Além de falar sobre o evento, os representantes dos catadores relataram a Lula as dificuldades que a categoria tem enfrentado para dialogar com o governo federal desde o início do golpe. "Está acontecendo uma caça às bruxas", afirmou Luiz Henrique da Silva, presidente da Unicatadores, sobre a recusa das novas autoridades em conversar com os movimentos sociais. 

O líderes dos catadores lembraram da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada por Lula em 2010, que criou princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos. A lei ficou parada por mais de 20 anos no Congresso até que finalmente fosse implementada. Ela também determina que as empresas são responsáveis pelo recolhimento de descartáveis, a chamada logística reversa. Segundo o presidente da Unicatadores, a categoria dos catadores se fortaleceu a partir de então. "O senhor colocou a gente num outro patamar", disse Roberto Laureano da Rocha, da coordenação nacional do MNCR e presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Matérias Recicláveis (Ancat).

RECOMENDADAS PARA VOCÊ