Doe Agora!

Lula recebe 36º título de Doutor Honoris Causa

Homenagem da instituição argentina é a 36ª desse tipo na trajetória do ex-presidente


Lula recebe 36º título de Doutor Honoris Causa

Em cerimônia virtual, Lula recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional de Rosário / Foto: Ricardo Stuckert

Nesta quinta-feira (21), Lula recebeu seu 36º título de Doutor Honoris Causa. A honraria foi anunciada pela Universidade Nacional de Rosário (UNR), da Argentina, ainda em 2018. Como à época Lula era mantido preso político em Curitiba, a cerimônia não aconteceu. Agora, devido à pandemia, a entrega do título se deu por videoconferência. 

Segundo a UNR, o Doutor Honoris Causa é uma forma de reconhecimento pelo trabalho de Lula na áreas educativa e social durante seus mandatos presidenciais. 

Em seu discurso, o professor Alejandro Vila, decano da Faculdade de Humanidades e Artes, listou os méritos do governo do ex-presidente: “a democratização do ensino superior, a criação das cotas, as bolsas de financiamento estudantil e a incorporação curricular de estudos relativos à cultura afro-brasileira”. Vila ainda destacou as políticas sociais que permitiram a ascensão dos mais pobres às classes médias. 

Após ser declarado Doutor Honoris Causa pela UNR, Lula agradeceu. “Com essa homenagem, o que a Universidade de Rosário está afirmando é que aquele Brasil merece ser lembrado como um país livre e democrático, capaz de tratar o seu povo – especialmente as camadas mais pobres – com respeito, cuidado e espírito de justiça. E que aquela trajetória de desenvolvimento econômico, social e cultural deve ser resgatada a bem da nação brasileira.”

O reitor da universidade, Franco Bartolacci, informou que, assim que a pandemia cessar e as orientações sanitárias permitirem, será realizada uma cerimônia presencial para que Lula possa receber seu diploma e sua medalha.

Leia aqui o discurso completo de Lula na entrega do título.

Neste linkconheça os outros 35 títulos Doutor Honoris Causa recebidos por Lula. 

Assista à cerimônia:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ