Doe Agora!

Lula se despede de José Eduardo Dutra


Lula se despede de José Eduardo Dutra

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira (5) em Belo Horizonte (MG), do funeral de José Eduardo Dutra, ex-senador e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, além de primeiro presidente da Petrobras nomeado por Lula, em 2003.

“Nós cultivamos uma relação quase de irmãos”, afirmou Lula a parentes e amigos durante a cerimônia, e destacou, além da afinidade pessoal, as batalhas políticas travadas ao lado de Dutra. “Tive o prazer de conviver com o Zé Eduardo durante a construção do PT e da CUT, durante as campanhas políticas de que participamos. Tive o prazer de vê-lo ser um extraordinário senador da República. Tive o prazer de ter indicado ele para presidente da Petrobras. Tive o prazer de ver o discurso dele de entrada e de saída da Petrobras”, completou.

“Quando muita gente pensava que a Petrobras era uma empresa que precisava ser privatizada, que não tinha mais jeito, ele foi uma das pessoas que recuperou a Petrobras e deu uma dimensão extraordinária à empresa, infinitamente maior do que havia sido feito antes dele”, afirmou.

Lula concluiu a homenagem desejando aos filhos e netos de Dutra que carreguem seu exemplo para a vida. “O que é importante que a gente guarde do Zé Eduardo é o compromisso com a luta pelo povo pobre deste país, o compromisso com a luta dos trabalhadores brasileiros, e o compromisso para construir um país democrático, justo”, disse. “O que é importante que sua irmã, sua mãe, seus filhos, estão conscientes do papel que você desempenhou, e eu espero que seus filhos consigam seguir o exemplo de dignidade que você conseguiu dar nesses 58 anos”, encerrou.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ