Instituto Lula

Menu

Lula visita Museu Casa Guimarães Rosa

29/10/2017 21:05

Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo. Foto: Mídia Ninja

Com informações da Agência PT de Notícias 

A segunda etapa da viagem de Lula pelo Brasil chegou no dia 29 de outubro à pequenina cidade mineira de Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa, o famoso escritor de “Grande Sertão: Veredas”.

Em sua chegada à cidade, o ex-presidente visitou o museu Casa Guimarães Rosa. Lá, Rosa viveu sua infância e se alimentou dos relatos de moradores da cidade localizada a 120 quilômetros da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte. Memórias do escritor fazem parte de toda a cidade.

A casa onde nasceu Rosa é hoje um museu que reúne e preserva suas histórias. As lembranças do escritor são contadas com riqueza detalhes aos visitantes por crianças e jovens participantes do Projeto Miguilim, que contam relatos retirados dos livros de Rosa.

Segundo o prefeito da cidade, Padre Maurício, a visita representa um encontro simbólico destas duas figuras tão marcantes para o brasileiro.

“A figura de Guimarães Rosa transcende e Lula também tem uma presença emblemática muito forte. Será uma linda visita!”, comemora.

O prefeito ressalta que o museu tem forte peso cultural, principalmente para aqueles que não conhecem a história do escritor tão bem quanto os moradores do município.

“O valor cultural é imenso, principalmente para estudantes universitários. Além disso, violeiros, Folias de Reis e Congadas são muito marcantes em nossa região”.

O ex-presidente Lula vai acompanhar de perto essa atmosfera cultural e, inclusive, será recebido no município por tradicionais grupos populares de Folias de Reis e Congada, no Portal do Grande Sertão Veredas.

De Cordisburgo, Lula segue para a capital Belo Horizonte, onde encerra essa segunda etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país e tem como objetivo elaborar uma estratégia para um futuro melhor e ouvir todos os brasileiros e brasileiras.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Minas Gerais, que acontece em outubro, é a segunda etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo.


Da Redação da Agência PT de Notícias


Araci, mulher de Guimarães Rosa, teve um papel importante no auxílio a judeus que fugiam do nazismo quando seu marido servia como diplomata na Alemanha. Relembre essa história no Memorial da Democracia,  o museu virtual do Instituto Lula.